RELAÇÕES DE GÊNERO, RAÇA E ESPAÇOS DE PODER:

UMA INTERPRETAÇÃO DESDE A ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.80891

Resumo

A pesquisa objetiva refletir sobre a atuação de mulheres autodeclaradas pretas em instituições escolares estaduais no interior do estado de Mato Grosso do Sul,  compreendendo a disposição dos cargos de poder para mulheres indígenas e pretas. Aplicou-se um questionário a servidoras/es da rede estadual de ensino entre os anos de 2022 e 2023, com a intenção de identificar como o predomínio de profissionais mulheres se manifesta nas ações pedagógicas, suas identidades étnico-raciais e os espaços de poder que ocupam. Os pressupostos teóricos-metodológicos da pesquisa baseiam-se na interseccionalidade, seguindo as abordagens delineadas por pesquisadoras negras. Os resultados traz uma defasagem significativa no número de negros e indígenas, nos cargos de gestão das instituições.

Biografia do Autor

Wilker Solidade, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade Universitária de Maracaju

Doutor em Educação (UFPR), atua como docente no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Maracaju, e é membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal do Paraná (NEAB/UFPR) e do Grupo de Pesquisa e Estudos de Relações Étnico-raciais e Formação de Professores (GEPRAFE/UFGD-UFMS)

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Publicado

24-10-2025

Como Citar

XAVIER, Nubea Rodrigues; SOLIDADE DA SILVA, Wilker. RELAÇÕES DE GÊNERO, RAÇA E ESPAÇOS DE PODER: : UMA INTERPRETAÇÃO DESDE A ESCOLA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. Número Especial, p. 253–268, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.80891. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/80891. Acesso em: 7 dez. 2025.