RELAÇÕES DE GÊNERO, RAÇA E ESPAÇOS DE PODER:
UMA INTERPRETAÇÃO DESDE A ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.80891Resumo
A pesquisa objetiva refletir sobre a atuação de mulheres autodeclaradas pretas em instituições escolares estaduais no interior do estado de Mato Grosso do Sul, compreendendo a disposição dos cargos de poder para mulheres indígenas e pretas. Aplicou-se um questionário a servidoras/es da rede estadual de ensino entre os anos de 2022 e 2023, com a intenção de identificar como o predomínio de profissionais mulheres se manifesta nas ações pedagógicas, suas identidades étnico-raciais e os espaços de poder que ocupam. Os pressupostos teóricos-metodológicos da pesquisa baseiam-se na interseccionalidade, seguindo as abordagens delineadas por pesquisadoras negras. Os resultados traz uma defasagem significativa no número de negros e indígenas, nos cargos de gestão das instituições.
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Copyright (c) 2025 Nubea Rodrigues Xavier, Wilker Solidade

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