PISTAS PARA A ESCRITA DE RELATOS CARTOGRÁFICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.80649

Resumo

Os relatos de campo são parte fundamental da pesquisa cartográfica e da formação do cartógrafo. Ao mesmo tempo em que representam uma dificuldade para aqueles que se iniciam nesta metodologia, ainda encontramos poucos artigos que tematizem especificamente sobre essa prática – especialmente no que concerne à invenção de estratégias para propiciar a sua escrita. Deste modo, o presente artigo tem como objetivo tematizar os processos de escrita de relatos de campo, procurando ajudar aprendizes do método da cartografia a cultivarem a escrita como um processo de produção de conhecimento e de invenção de si. Para tanto, nos baseamos em autores de diferentes campos de produção de conhecimento, como da psicologia, antropologia e literatura. Entre nossas referências, podemos destacar a importância dos trabalhos de Deleuze e Guattari (2006); Passos, Kastrup, Escóssia, (2012); Passos, Kastrup, Tedesco, (2014) e Blanchot (2011). Como conclusão, entendemos que escrever não é um processo controlado por um indivíduo, nem é uma mera expressão de um eu interior, mas um processo de produção de subjetividade, criando outros modos de ser e estar no mundo. Afinal, mais do que gerar conhecimento ou assimilação de conteúdos, escrever um texto é uma tarefa que produz subjetividade.

Palavras-chave: relatos de campo; escrita; método da cartografia; escrita cartográfica; políticas de escrita

Biografia do Autor

Veronica Torres Gurgel, Universidade Federal do Rio de Janeiro

PhD and masters degree in Psychology from the Postgraduate Program in Psychology at UFRJ - PPGP/UFRJ. Graduated in Psychology from UFRJ. Post-doctorate in psychology at PPGP/UFRJ. Assistant professor at the IBMR University Center.

Support: CNPq PDJ Scholarship - Process: 151564/2022-1

Institutional link: Federal University of Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - RJ/Brazil

Downloads

Publicado

18-12-2023

Como Citar

GURGEL, Veronica Torres. PISTAS PARA A ESCRITA DE RELATOS CARTOGRÁFICOS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, p. 139–159, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.80649. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/80649. Acesso em: 5 dez. 2024.