A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA FUNDAMENTADA EM AULAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.80447

Resumo

A educação para cidadania é prevista na lei N° 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), apresentada no Art. 22 como um dos papéis da educação básica, sendo o preparo dos educandos para seu futuro cidadão. O objetivo central do trabalho é relatar a implementação da educação para cidadania realizada durante aulas de educação ambiental. Desse modo, aplicou-se com o ensino fundamental I, durante as aulas de Educação Ambiental, para crianças de 3° a 5° ano, a atividade lúdica de tema “Meio Ambiente e a Decisão Cidadã”, utilizando dos conteúdos ambientais desenvolvidos entre os meses de março a outubro de 2023, para simular os discursos de dois candidatos fictícios com pensamentos divergentes, e realizar uma eleição para o novo prefeito da cidade de Ceres, Goiás. A atividade desenvolve o lado de responsabilização mútua descrita por Vasconcelos (2007) e a ludicidade como fator de socialização. O grande foco do efeito de uma discussão ambiental, é como ele pôde surtir efeitos na decisão dos alunos quando pauta de uma apuração fictícia. Discutir, entender e simular o que é ser cidadão também é educação, e levar conhecimentos teóricos e práticos para a escola-comunidade é uma complementação a formação de licenciados.

Biografia do Autor

Iasmim Silva Correia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Ceres

Iasmim Silva Correia, graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Ceres. 

Luiz Guilherme Oliveira Lima, Instituto Federal Goiano de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Ceres

Luiz Guilherme Oliveira Lima, graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Goiano de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Ceres. 

Renata Rolins da Silva Oliveira, Instituto Federal Goiano de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Ceres

Renata Rolins da Silva Oliveira, Licenciada em Ciências Biológicas, Especialista em Psicopedagogia Institucional, Mestra em Ensino de Ciências, Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Ceres. 

Marcela Dias França, Instituto Federal Goiano de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Ceres

Marcela Dias França, Licenciada, Mestra e Doutora em Química, Gerente de Extensão e Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Ceres. 

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Publicado

24-10-2025

Como Citar

CORREIA, Iasmim Silva; LIMA, Luiz Guilherme Oliveira; OLIVEIRA, Renata Rolins da Silva; FRANÇA, Marcela Dias. A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA FUNDAMENTADA EM AULAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. Número Especial, p. 240–252, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.80447. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/80447. Acesso em: 3 nov. 2025.