A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA FUNDAMENTADA EM AULAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.80447Resumo
A educação para cidadania é prevista na lei N° 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), apresentada no Art. 22 como um dos papéis da educação básica, sendo o preparo dos educandos para seu futuro cidadão. O objetivo central do trabalho é relatar a implementação da educação para cidadania realizada durante aulas de educação ambiental. Desse modo, aplicou-se com o ensino fundamental I, durante as aulas de Educação Ambiental, para crianças de 3° a 5° ano, a atividade lúdica de tema “Meio Ambiente e a Decisão Cidadã”, utilizando dos conteúdos ambientais desenvolvidos entre os meses de março a outubro de 2023, para simular os discursos de dois candidatos fictícios com pensamentos divergentes, e realizar uma eleição para o novo prefeito da cidade de Ceres, Goiás. A atividade desenvolve o lado de responsabilização mútua descrita por Vasconcelos (2007) e a ludicidade como fator de socialização. O grande foco do efeito de uma discussão ambiental, é como ele pôde surtir efeitos na decisão dos alunos quando pauta de uma apuração fictícia. Discutir, entender e simular o que é ser cidadão também é educação, e levar conhecimentos teóricos e práticos para a escola-comunidade é uma complementação a formação de licenciados.
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Copyright (c) 2025 Iasmim Silva Correia, Luiz Guilherme Oliveira Lima, Renata Rolins da Silva Oliveira, Marcela Dias França

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