O ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DOS LUGARES DE MEMÓRIA E PATRIMÔNIOS DA CIDADE COM POTENCIAL EDUCATIVO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.76803Palavras-chave:
Ensino, História, Cidades EducadorasResumo
O artigo apresenta reflexões cuja temática é o ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na perspectiva da cidade com potencial educativo a partir dos lugares de memória, patrimoniais e históricos. O objetivo geral deste é pontuar limites e possibilidades que dialogam com o ensino de História e os espaços da cidade, conectando-se ao currículo e o direito à educação como extensão do direito à cidade. Desta forma um olhar atento para a cidade e o uso que fazemos dela, convergem para o método e forma como ensinamos História no Ensino Fundamental. O aporte metodológico é de cunho qualitativo tendo como fonte de análise as referências bibliográficas e documentais. Tomamos como referenciais teóricos os seguintes autores: Bernardi (2012), Gadotti (2006), Santomé (1995), Maragall (2013), Alves e Brandenburg (2018), Santos (2016), Lefebvre (2001); PNUD (2020); Carta das Cidades Educadoras (AICE, 2020), BNCC (2018), dentre outros. Apresentamos uma breve discussão bibliográfica sobre o currículo e o direito à educação como extensão do direito à cidade, adentramos na proposição do ensino de história a partir dos diferentes espaços da cidade e defendemos a ideia de que o método e forma como ensinamos história pressupõe a construção do saber escolar histórico na cidade com potencial educativo.Referências
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