O ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DOS LUGARES DE MEMÓRIA E PATRIMÔNIOS DA CIDADE COM POTENCIAL EDUCATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.76803

Palavras-chave:

Ensino, História, Cidades Educadoras

Resumo

O artigo apresenta reflexões cuja temática é o ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na perspectiva da cidade com potencial educativo a partir dos lugares de memória, patrimoniais e históricos. O objetivo geral deste é pontuar limites e possibilidades que dialogam com o ensino de História e os espaços da cidade, conectando-se ao currículo e o direito à educação como extensão do direito à cidade. Desta forma um olhar atento para a cidade e o uso que fazemos dela, convergem para o método e forma como ensinamos História no Ensino Fundamental. O aporte metodológico é de cunho qualitativo tendo como fonte de análise as referências bibliográficas e documentais. Tomamos como referenciais teóricos os seguintes autores: Bernardi (2012), Gadotti (2006), Santomé (1995), Maragall (2013), Alves e Brandenburg (2018), Santos (2016), Lefebvre (2001); PNUD (2020); Carta das Cidades Educadoras (AICE, 2020), BNCC (2018), dentre outros. Apresentamos uma breve discussão bibliográfica sobre o currículo e o direito à educação como extensão do direito à cidade, adentramos na proposição do ensino de história a partir dos diferentes espaços da cidade e defendemos a ideia de que o método e forma como ensinamos história pressupõe a construção do saber escolar histórico na cidade com potencial educativo.

Biografia do Autor

Sueli Fatima Ferreira Andrade, Uninter

Mestre  em Educação e Novas Tecnologias, do Centro Universitário Internacional- UNINTER, graduada em Matemática e Letras.

Andre Luiz Moscaleski Cavazzani, Uninter.

Doutor em História pelo programa de História Social na Universidade de São Paulo, com período sanduíche na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Pós-doutor no Departamento de História da Universidade Federal do Paraná.  Atualmente é professor do curso de História e do programa de mestrado e doutorado profissional em Educação e Novas Tecnologias (PPGENT) do Centro Universitário Internacional Uninter. Orcid.0000-0003-1512-3639

Ana Claudia Urban, UFPR

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) - Setor de Educação (UFPR) Orcid.org/0000-0001-9957-8838

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Publicado

30-12-2023

Como Citar

ANDRADE, Sueli Fatima Ferreira; CAVAZZANI, Andre Luiz Moscaleski; URBAN, Ana Claudia. O ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DOS LUGARES DE MEMÓRIA E PATRIMÔNIOS DA CIDADE COM POTENCIAL EDUCATIVO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 32–49, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.76803. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/76803. Acesso em: 9 nov. 2024.