A DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA NO MARAJÓ-PARÁ: ANÁLISES E REFLEXÕES DA FORMAÇÃO INICIAL NO CAMPUS DE BREVES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.76712

Palavras-chave:

Didática, Pedagogia, Formação Inicial, Política educacional.

Resumo

O texto faz uma abordagem sobre o ensino da Didática no curso de Pedagogia no âmbito da Universidade Federal do Pará (UFPA), no município de Breves, região do Marajó, com a perspectiva de pautar a relação da didática com a política de formação inicial, observando as mudanças impetradas pela atual reforma à luz dos preceitos do capital neoliberal. Como questionamento principal indagamos: Qual a relação do ensino da Didática com a formação inicial no curso de Pedagogia da UFPA em Breves, no Marajó? Em uma abordagem qualitativa, este estudo recorre à pesquisa bibliográfica e documental, com destaque para a análise das ementas das disciplinas: Fundamentos da Didática e Didática e Formação Docente do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) (2011-2022). Para analisar os dados recorremos à análise crítica interpretativa considerando os objetivos propostos. Dentre os autores utilizados, destacamos Deluiz (2001), Veiga (2004; 2012), Paes (2019), Ferreira (2022), Luckesi (2002), Libâneo (2013) e Candau (2002; 2008), dentre outros. Após as análises feitas, concluímos que o PPC do curso de Pedagogia, Campus de Breves, busca habilitar os futuros educadores para as atividades que deverão desenvolver como profissional no mercado de trabalho e intervir na sociedade, bem como apresenta preocupação com a natureza de uma formação que fomenta a identidade profissional pautada na inovação didática, técnica e/ou edificante.

Biografia do Autor

VIVIANNE NUNES DA SILVA CAETANO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/CAMPUS DO MARAJÓ/BREVES/PARÁ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/CAMPUS DO MARAJÓ BREVES/FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS/PROFESSORA ADJUNTO DO CURSO DE PEDAGOGIA

ELIANE MIRANDA COSTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/CAMPUS DO MARAJÓ/BREVES/PARÁ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/CAMPUS DO MARAJÓ BREVES/FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS/PROFESSORA ADJUNTO DO CURSO DE PEDAGOGIA

CLEIDE CARVALHO DE MATOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/CAMPUS DO MARAJÓ/BREVES/PARÁ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/CAMPUS DO MARAJÓ BREVES/FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS/PROFESSORA ADJUNTO DO CURSO DE PEDAGOGIA

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Publicado

30-12-2023

Como Citar

CAETANO, VIVIANNE NUNES DA SILVA; COSTA, ELIANE MIRANDA; MATOS, CLEIDE CARVALHO DE. A DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA NO MARAJÓ-PARÁ: ANÁLISES E REFLEXÕES DA FORMAÇÃO INICIAL NO CAMPUS DE BREVES. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 184–204, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.76712. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/76712. Acesso em: 19 mar. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENFRENTAMENTO DAS CONTRARREFORMAS NEOLIBERAIS