A DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA NO MARAJÓ-PARÁ: ANÁLISES E REFLEXÕES DA FORMAÇÃO INICIAL NO CAMPUS DE BREVES
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.76712Palavras-chave:
Didática, Pedagogia, Formação Inicial, Política educacional.Resumo
O texto faz uma abordagem sobre o ensino da Didática no curso de Pedagogia no âmbito da Universidade Federal do Pará (UFPA), no município de Breves, região do Marajó, com a perspectiva de pautar a relação da didática com a política de formação inicial, observando as mudanças impetradas pela atual reforma à luz dos preceitos do capital neoliberal. Como questionamento principal indagamos: Qual a relação do ensino da Didática com a formação inicial no curso de Pedagogia da UFPA em Breves, no Marajó? Em uma abordagem qualitativa, este estudo recorre à pesquisa bibliográfica e documental, com destaque para a análise das ementas das disciplinas: Fundamentos da Didática e Didática e Formação Docente do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) (2011-2022). Para analisar os dados recorremos à análise crítica interpretativa considerando os objetivos propostos. Dentre os autores utilizados, destacamos Deluiz (2001), Veiga (2004; 2012), Paes (2019), Ferreira (2022), Luckesi (2002), Libâneo (2013) e Candau (2002; 2008), dentre outros. Após as análises feitas, concluímos que o PPC do curso de Pedagogia, Campus de Breves, busca habilitar os futuros educadores para as atividades que deverão desenvolver como profissional no mercado de trabalho e intervir na sociedade, bem como apresenta preocupação com a natureza de uma formação que fomenta a identidade profissional pautada na inovação didática, técnica e/ou edificante.Referências
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