FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A HEGEMONIA DA MODERNIDADE: POR UM PARADIGMA DECOLONIAL À PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.76681

Palavras-chave:

Política de Formação inicial de professores, Formação humana profissional, Competências docentes, Decolonialidade.

Resumo

Situadas no cenário da formação de futuros professores, temos como objetivo discutir, neste artigo, a proposição neoliberal de uma pedagogia das competências à formação inicial de professores no Brasil e suas implicações teórico-didáticas. Nesse sentido, desenvolvemos uma pesquisa sob a abordagem qualitativa, do tipo documental e bibliográfica, a fim de analisarmos as prescrições curriculares dispostas na Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores no Brasil (BNC - FI, 2019). Ancoradas nos estudos que visam ao giro decolonial, em diálogo com o olhar emancipatório freireano para a formação de professores, nos assumimos como investigadoras que atuam na contramão do instituído, como forma de (re)existência às hegemonias da modernidade que determinam um paradigma da colonialidade do saber engendradas na educação. A pesquisa demonstra que a ênfase dada ao modelo de competências na formação de professoras(es) indica a retomada de problemáticas históricas no campo do ensino e da profissionalização do magistério, ligadas a secundarização da formação intercultural e humana.

 

Palavras-chave: Política de Formação inicial de professores; Formação humana profissional; Competências docentes; Decolonialidade.

Biografia do Autor

MANOELA PESSOA MATOS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA) Instituto Federal de Educação de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

  • Mestranda do Programa de Pós-graduação, Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Maranhão. Professora em Educação do Instituto Federal de Educação de Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA;
  • Membro do Grupo de pesquisa multiletramentos e Ensino de língua portuguesa (MELP);
  • Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Feminismo Decolonial, Formação de Professoras e Campesinato na Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Ana Patricia Sá Martins Sá Martins, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)

  • PROFA ADJUNTA NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO E EM LETRAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

Jucenilde Thalissa de Oliveira, MESTRA EM EDUCAÇÃO (PPGE/UEMA)

Mestra em educação (PPGE/UEMA). Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura (UEMA). Membro do Grupo de pesquisa multiletramentos e Ensino de língua portuguesa (MELP). Membro do grupo de pesquisa Ensino de Ciências, Saúde e Sexualidade (GP-ENCEX).

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Publicado

30-12-2023

Como Citar

MATOS, MANOELA PESSOA; SÁ MARTINS, Ana Patricia Sá Martins; DE OLIVEIRA, Jucenilde Thalissa. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A HEGEMONIA DA MODERNIDADE: POR UM PARADIGMA DECOLONIAL À PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 165–183, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.76681. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/76681. Acesso em: 12 set. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENFRENTAMENTO DAS CONTRARREFORMAS NEOLIBERAIS