DIDÁTICA, RESSIGNIFICADO DA AULA E A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.76621Palavras-chave:
didática, desenvolvimento educacional, aprendizagem, aula, formação de professores.Resumo
A Didática apresenta possibilidades metodológicas e estratégias de ação docente para orientar o fazer pedagógico e, nesse sentido, é tema essencial nos processos de formação de professores. Na prática, o que se observa é que a Didática tem sido depreciada, desvinculada das tendências pedagógicas, retrocedendo em muitas conquistas. O objetivo desse artigo é refletir sobre uma nova perspectiva de Didática focada no desenvolvimento educacional e profissional das pessoas através de um processo de aprendizagem que acontece na Aula, redefinida como tempo e espaço de aprender. Trata-se de um ensaio teórico baseado em alguns autores entre eles, Mizukami, Pozo, Sacristán e Gomez, Bain e Autor 1, assim como nas vivências pedagógicas do autor. Ao final se relaciona essa perspectiva de Didática com a formação de professores ressaltando a necessidade de mudança de atitudes de professor e alunos para um processo de aprendizagem.
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