DIDÁTICA, RESSIGNIFICADO DA AULA E A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.76621

Palavras-chave:

didática, desenvolvimento educacional, aprendizagem, aula, formação de professores.

Resumo

A Didática apresenta possibilidades metodológicas e estratégias de ação docente para orientar o fazer pedagógico e, nesse sentido, é tema essencial nos processos de formação de professores.  Na prática, o que se observa é que a Didática tem sido depreciada, desvinculada das tendências pedagógicas, retrocedendo em muitas conquistas. O objetivo desse artigo é refletir sobre uma nova perspectiva de Didática focada no desenvolvimento educacional e profissional das pessoas através de um processo de aprendizagem que acontece na Aula, redefinida como tempo e espaço de aprender. Trata-se de um ensaio teórico baseado em alguns autores entre eles, Mizukami, Pozo, Sacristán e Gomez, Bain e Autor 1, assim como nas vivências pedagógicas do autor. Ao final se relaciona essa perspectiva de Didática com a formação de professores ressaltando a necessidade de mudança de atitudes de professor e alunos para um processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

Marcos Tarciso Masetto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Prof. Dr. Marcos Tarciso Masetto, docente e pesquisador titular do programa de pós-graduação Educação e Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil. Atua na área da Educação há 55 anos, especializando-se na Formação Pedagógica de Professores do Ensino Superior, em dinâmicas e técnicas para aprendizagem em aulas universitárias, em questões de Inovação Educacional e Curriculos Inovadores no Ensino Superior.  É também  Pesquisador Responsável pelo Grupo de Pesquisa FORPEC - Formação de Professores e Paradigmas Currículos. Larga produção na área em livros, artigos, palestras e participação em eventos.

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Publicado

30-12-2023

Como Citar

MASETTO, Marcos Tarciso. DIDÁTICA, RESSIGNIFICADO DA AULA E A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 149–164, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.76621. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/76621. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENFRENTAMENTO DAS CONTRARREFORMAS NEOLIBERAIS