O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.76273

Palabras clave:

Ensino Médio Integrado, Currículo Integrado, Institutos Federais.

Resumen

Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada na plataforma Google Acadêmico, a partir dos termos de busca ciência, tecnologia, cultura e trabalho, em artigos publicados entre 2008 e 2020, A pesquisa do tipo bibliográfica (Fonseca, 2002) foi amparada no método dedutivo e na abordagem qualitativa. Através do Mapeamento Sistemático de Literatura (MSL), exploramos as bases da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que orientam o currículo do Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais (IFs). Os dados foram curados a partir da análise de conteúdo categorial temática (Bardin, 2016) e trouxeram como resultados: a trajetória da Rede Federal, as concepções e mudanças que ocorreram nos IFs, no que se refere a EPT e ao Ensino Médio integrado ao Técnico, ressaltando a importância  de um currículo que una formação geral básica e técnica, por meio da interdisciplinaridade, de metodologias inovadoras e modificações no perfil de estudantes e professores, conforme autores como Pacheco (2010), Kuenzer (2011), Machado (2006), Ramos (3007), legislações pertinentes ao tema e os autores mais citados priorizados na pesquisa.

Biografía del autor/a

Maria Elenir Lima Rodrigues Farias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC

AUTORA 1, melrfarias76@gmail.com. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica/PROFEPT, no Instituto Federal do Acre, Ciência e Tecnologia - Campus Rio Branco, no Estado do Acre - Brasil. Pós-Graduada em Coordenação Pedagógica (Lato Sensu - 2016), Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (2012), Especialista em Língua Portuguesa (2002), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (1998). Experiência na área de Educação, com ênfase em Pedagogia, desde 1998. Atualmente, Assessora Pedagógica do Ensino Médio em Tempo Integral, na Secretaria de Estado de Educação do Acre. ORCID ID: https://orcid.org/0009-0005-0253-7439. ID Lattes: http://lattes.cnpq.br/3783604454530723.

Cleilton Sampaio de Farias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC

AUTOR 2 cleilton.farias@ifac.edu.br. Doutor em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - IOC da FIOCRUZ (2018) e Doutorado Sanduíche no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território - IGOT da Universidade de Lisboa - PT (2017), Líder do grupo de pesquisa "Relações e Sociais e Educação - RESOE" desde 2012, Organizador dos livros: 1) "Caminhos de pesquisa na Amazônia" (Oficina de Livros, 2011 (ISBN 856184336-6), 2) Os institutos Federais de educação na Amazônia: caminhos, desafios e proposições (CRV, 2016, ISBN 978-85-444-0981-7) e 3) Metodologias ativas para a educação profissional e tecnológica: algumas proposições (CRV, 2021). Professor da pós-graduação lato sensu em Educação profissional, científica e tecnológica do campus Rio Branco, do mestrado profissional em educação profissional e tecnológica - ProfEPT/IFAC e do Mestrado em Geografia da Universidade Federal do Acre – UFAC. Coordenador geral do I e II Simpósio Nacional de Metodologias Ativas na EPT - SinmaEPT/2021/2023. Professor efetivo de geografia do Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia do Acre - IFAC desde 2010. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0003-1783-3175. ID Lattes: http://lattes.cnpq.br/4495648642048152.

Maria Eliana Lima Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC

AUTORA 3, eliana2013czs@gmail.com. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica/PROFEPT, no Instituto Federal do Acre, Ciência e Tecnologia - Campus Rio Branco, no Estado do Acre - Brasil. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (1998), Especialização em Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA (2011) e em Língua Portuguesa (2001). Atualmente é Assessora Pedagógica na Divisão de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte, do Estado do Acre. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pedagogia - Ensino Fundamental Anos Iniciais, Ensino Fundamental Anos Finais, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Rio Branco/Acre. ORCID ID: https://orcid.org/0009-0005-5501-7787. ID Lattes: http://lattes.cnpq.br/1462597167167286.

Citas

ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, p. 61-80, mai/ago. 2015.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016 (Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro).

BERNSTEIN, Basil. A Estruturação do Discurso Pedagógico: classe, código e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.

BERTICELLI, I. A. Currículo: tendências e filosofia. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org). O currículo nos limiares do contemporâneo. 4. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF, 2008. Disponível em: http://bit.ly/2kH374x. Acesso em: 07 de junho de 2021.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Brasília: Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Ministério da Educação, 2007.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Linguagens, códigos e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

CAVALCANTI, A. S. Currículo e diversidade cultural: uma abordagem a partir do ensino religioso nas escolas públicas. Fundamento – Revista de Pesquisa em Filosofia. Vol. 1, nº 3, 172-186, 2011.

CESTARO, Josiane Aparecida Antônia; AUTOR 2; PLESE, Luís Pedro de Melo. Ensino médio integrado? SAJEBTT. Rio Branco: /UFAC v.8 n.1. Edição jan/abr. 2021. ISSN: 2446-4821.

CIAVATTA, Maria. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos? Trabalho & Educação. Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 187-205, jan.-abr., 2014.

COSTA, Gilvan Luiz Machado Costa. O ensino médio no Brasil: desafios à matrícula e ao trabalho docente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 94, n. 236, p. 185-210, jan.-abr. 2013.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2011.

FERRETI, Celso João; SILVA, Mônica Ribeiro da. Reforma do Ensino Médio no contexto da medida provisória nº 746/2016: estado, currículo e disputas por hegemonia. Educação & Sociedade. Campinas, v. 38, n. 139, p. 385-404, abr.-jun., 2017.

FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Perspectivas sociais e políticas da formação de nível médio: avanços e entraves nas suas modalidades. Educação & Sociedade. Campinas, v. 32, n. 116, p. 619-638, jul.-set. 2011.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

GOUGH, David; OLIVER, Sandy; THOMAS, James. Introducing systematic reviews. An introduction to systematic reviews. Los Angeles: SAGE, 2012.

KRAWCZYK, Nora. Ensino médio: empresários dão as cartas na escola pública. Educação & Sociedade. Campinas, v. 35, n. 126, p. 21-41, jan.-mar., 2014.

KRAWCZYK, Nora. O ensino médio no Brasil. São Paulo: Ação Educativa, 2009 (Em questão, 6) ISBN 978-85-86382-17-8.

KUENZER, Acácia Zeneida. A formação de professores para o ensino médio: velhos problemas, novos desafios. Educação & Sociedade. Campinas, v. 32, n. 116, p. 667-688, jul.-set., 2011.

KUENZER, Acácia Zeneida. O ensino médio no plano nacional de educação 2011-2020: superando a década perdida? Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 112, p. 851-873, jul.-set. 2010.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. O desafio da formação dos professores para a EPT e PROEJA. Educação & Sociedade. Campinas, v. 32, n. 116, p. 689-704, jul.-set. 2011.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Ensino Médio e Técnico com Currículos Integrados: propostas de ação didática para uma relação não fantasiosa. In: TV escola. Programa Salto para o futuro. Ensino médio integrado à educação profissional. Boletim 07, maio/junho de 2006, p. 51-68.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 5. ed. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 1998.

MOEHLECKE, Sabrina. O ensino médio e as novas diretrizes curriculares nacionais: entre recorrências e novas inquietações. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 49, jan.-abr., 2012.

MOURA, Dante Henrique Moura. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral? Educação & Pesquisa. São Paulo, v. 39, n. 3, p. 705-720, jul-set., 2013.

MOURA, Dante Henrique; LIMA FILHO, Domingos Leite; SILVA, Mônica Ribeiro. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 63, out.-dez., 2005.

NOSELLA, Paolo. Ensino Médio: em busca do princípio pedagógico. Educação & Sociedade. Campinas, v. 32, n. 117, p. 1051-1066, out.-dez. 2011.

PACHECO, Eliezer Moreira, PEREIRA, Luiz Augusto Caldas; DOMINGOS SOBRINHO, Moisés. Institutos federais de educação e tecnologia: limites e possibilidades. Linhas Críticas. Brasília/DF, v. 16, n. 30, p. 71-88, jan.-jun. 2010. ISSN 1516-4896.

PACHECO, Eliezer Moreira. Os institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Natal: IFRN, 2010.

PACHECO, M. M. D. R. Currículo, interdisciplinaridade e organização dos processos de ensino. Fundação Hermínio Ometto / Uniararas, 2007.

RAMOS, Marise Nogueira. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise Nogueira (orgs.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez Editora, 2005.

RAMOS, Marise Nogueira. Ensino médio integrado: lutas históricas e resistências em tempos de regressão. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 1, n. 1, 2017 – Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

RAMOS, Marise Nogueira. O currículo para o ensino médio em suas diferentes modalidades: concepções, propostas e problemas. Educação & Sociedade. Campinas, v. 32, n. 116, p. 771-788, jul.-set. 2011.

RAMOS, Marise. Concepção do ensino médio integrado. Disponível em: concepcao_do_ensino_medio_integrado.5pdf (forumeja.org.br). Seminário realizado pela Secretaria de Educação do Estado do Pará, 2008.

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

SACRISTÀN, José Gimeno. O que significa o currículo? In: SACRISTÀN, José Gimeno (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.

SACRISTÁN José Gimeno. Aproximação ao conceito de currículo. In: SACRISTÁN José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, 1998. Cap. 1, p. 13-87.

SACRISTÁN, José Gimeno; GÓMEZ, A.I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Educação, sujeito e história. 1ª ed. São Paulo: Olho D’Água, 2002.

SILVA, Mônica Ribeiro da Silva; SHEIBE, Leda. Reforma do ensino médio: pragmatismo e lógica mercantil. Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 11, n. 20, p. 19-31, jan.-jun. 2017.

Publicado

2025-10-24

Cómo citar

FARIAS, Maria Elenir Lima Rodrigues; FARIAS, Cleilton Sampaio de; RODRIGUES, Maria Eliana Lima. O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. Número Especial, p. 308–329, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.76273. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/76273. Acesso em: 7 dic. 2025.