Quando "competência" é diferente de "inteligência": contrapontos à padronização curricular em narrativas de professores de Arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2023.76228

Palavras-chave:

Ensino de Arte, Teoria das Inteligências Múltiplas (TIM), Narrativas de professores.

Resumo

O artigo busca refletir as possibilidades da TIM (Teoria das Inteligências Múltiplas) em ensaiar contrapontos às tentativas de padronização curricular das últimas décadas. Toma por referência os sentidos de “competência” e “inteligência” na obra de Howard Gardner e seus interlocutores no Brasil, bem como as noções associadas à “competência” na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) na sua versão homologada em 2017. Problematiza os sentidos de “competência” e “inteligência” em narrativas de professores de Arte. Conclui que as narrativas de experiência de professores com a TIM possuem, em potencial, modos de ensaiar contrapontos ao currículo padronizado.

Biografia do Autor

Simone De Oliveira Batista Cuchi, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Professora efetiva na Rede Municipal de Ensino de Chapecó-Santa Catarina. Mestrado em Educação (unochapecó). Especialização em Altas habilidades/superdotação (CENSUPEG). Especialização em Música: práticas sociais (UNIASSELVI). Especialização em Arte e Educação (FACVEST). Graduação em Educação Artística - Licenciatura Plena (Unochapecó).   

Diego O. Dal Bosco Almeida, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Professor Permanente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Marilandi Maria Mascarello Vieira, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Professora Permanente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Doutora em Educação nas Ciências (UNIJUÍ).

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Publicado

30-12-2023

Como Citar

BATISTA CUCHI, Simone De Oliveira; ALMEIDA, Diego O. Dal Bosco; VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello. Quando "competência" é diferente de "inteligência": contrapontos à padronização curricular em narrativas de professores de Arte. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 127–148, 2023. DOI: 10.12957/riae.2023.76228. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/76228. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENFRENTAMENTO DAS CONTRARREFORMAS NEOLIBERAIS