INTERVENÇÕES EM SALA DE AULA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.76163Palavras-chave:
Investigação-Formação-Ação, Ensino de Química, Ensino de Ciências, Escrita Reflexiva, Pesquisa.Resumo
O presente relato apresenta atividades realizadas no Estágio Curricular Supervisionado: Pesquisa no Ensino de Ciências, de um curso de Química Licenciatura de uma Universidade Federal do interior do Estado do Rio Grande do Sul (RS), que foram acompanhadas pela via da Investigação-Formação-Ação. A prática foi acompanhada por meio da escrita reflexiva em Diário de Formação, em que foram sendo descritas as atividades e vivências dos licenciandos durante a realização das práticas e os resultados apresentados foram construídos por meio da análise qualitativa dessas escritas. O desenvolvimento da prática de ensino acompanhada pela escrita, planejamento, leituras e diálogos coletivos possibilitou um movimento de reflexão, na, para e sobre a prática, qualificando assim a constituição dos licenciandos como professores pesquisadores. O Diário de Formação mostrou-se uma importante ferramenta de constituição da prática do professor, pois possibilitou expandir os olhares sobre a perspectiva de formação docente e aproximando de maneira significativa do contexto escolar.Referências
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