O USO DE PAPERCRAFTS ENQUANTO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.75096

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Ludicidade, Aula prática, Papercraft

Resumo

A ausência de atividades práticas no ensino de Ciências da Natureza é uma preocupação destacada por pesquisadores e pesquisadoras há décadas. Quando aplicadas, tais ações têm restringindo-se historicamente à experimentação, deixando de lado alternativas que, por meio do desenvolvimento de distintas habilidades, contribuem para o processo de aprendizagem e formação dos/as estudantes. Isto posto, o presente trabalho propõe-se a relatar uma intervenção pedagógica, realizada em uma turma de ensino fundamental, na qual desenvolveu-se uma atividade prática a respeito da temática “seres vivos” por meio da construção de modelos em papercraft, buscando-se refletir a respeito de suas potencialidades e fragilidades enquanto recurso pedagógico. Como resultado, observou-se que a construção dos modelos impulsionou o envolvimento dos/as discentes durante a aula, contribuindo para o desenvolvimento de autoestima, criatividade e coletividade. Enquanto recurso pedagógico, o papercraft demonstrou-se uma alternativa viável, de baixo custo e aplicável, por meio de adaptações, a distintos contextos e demandas pedagógicas.

Biografia do Autor

Oscar Vitor dos Santos Borba, Universidade Federal do Pampa

Acadêmico do mestrado em Educação em Ciências (PPGECi) e licenciado em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Uruguaiana. Em 2019, fez parte do Grupo de Pesquisa em Bioquímica e Toxicologia em Eucariontes (GPBTE), onde atuou como Iniciante Científico. No mesmo ano, foi bolsista PROEXT no desenvolvimento e mediação do Curso de Capacitação EaD 'Educação Ambiental: Do pensar global ao agir regional', direcionado a profissionais da Educação Básica. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Unipampa e, posteriormente, do Programa de Residência Pedagógica, atuando na rede básica de ensino do município de Uruguaiana durante o período de 2020 a 2023. Atuou, em caráter de estágio, no Instituto Federal Farroupilha de Ciência e Tecnologia (IFFar), integrando o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), de 2021 a 2023. Atualmente, é membro do Clube de Astronomia de Uruguaiana, projeto que promove a divulgação de ciência e Astronomia à comunidade. É bolsista de Apoio à Difusão do Conhecimento (ADC) do CNPq no projeto "A Astrofísica dos Corpos Negros", uma exposição virtual/itinerante que divulga Astrofísica através da trajetória de cientistas negros(as) brasileiros(as). Também faz parte do grupo de pesquisa G-Mega, direcionado ao estudo, discussão e produção científica acerca de processos de ensino e aprendizagens significativas, onde investiga a utilização de abordagens históricas e investigativas para o ensino da Natureza da Ciência na Educação Básica.

Fabiane Ferreira da Silva, Universidade Federal do Pampa

Doutora e mestra em Educação em Ciências, graduada em Química Licenciatura/Habilitação Ciências. Professora associada da Universidade Federal do Pampa, com exercício no Campus Uruguaiana. Atua no Curso de Ciências da Natureza - Licenciatura e no PPG em Educação em Ciências. Tem experiência na área de Educação, Educação em Ciências e Química, com ênfase na formação inicial e continuada de professoras(es), atuando principalmente com os seguintes temas: currículo, ensino de ciências e química, corpo, gênero, sexualidade, relações étnico-raciais e cultura. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Tuna – Gênero, Educação e Diferença da Unipampa. Integrante do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola da FURG.

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Publicado

30-09-2024

Como Citar

BORBA, Oscar Vitor dos Santos; SILVA, Fabiane Ferreira da. O USO DE PAPERCRAFTS ENQUANTO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 636–647, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.75096. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/75096. Acesso em: 24 mar. 2025.