O USO DE PAPERCRAFTS ENQUANTO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.75096Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Ludicidade, Aula prática, PapercraftResumo
A ausência de atividades práticas no ensino de Ciências da Natureza é uma preocupação destacada por pesquisadores e pesquisadoras há décadas. Quando aplicadas, tais ações têm restringindo-se historicamente à experimentação, deixando de lado alternativas que, por meio do desenvolvimento de distintas habilidades, contribuem para o processo de aprendizagem e formação dos/as estudantes. Isto posto, o presente trabalho propõe-se a relatar uma intervenção pedagógica, realizada em uma turma de ensino fundamental, na qual desenvolveu-se uma atividade prática a respeito da temática “seres vivos” por meio da construção de modelos em papercraft, buscando-se refletir a respeito de suas potencialidades e fragilidades enquanto recurso pedagógico. Como resultado, observou-se que a construção dos modelos impulsionou o envolvimento dos/as discentes durante a aula, contribuindo para o desenvolvimento de autoestima, criatividade e coletividade. Enquanto recurso pedagógico, o papercraft demonstrou-se uma alternativa viável, de baixo custo e aplicável, por meio de adaptações, a distintos contextos e demandas pedagógicas.
Referências
ALMEIDA, Rosângela Lima de. A importância da aula prática para o ensino de ciências. 2018. Monografia (Especialização em Educação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Medianeira, 2018. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/20552/2/aulapraticaensinociencias.pdf. Acesso em: 17 mar. 2023.
ANDRADE, Marcelo Leandro Feitosa de; MASSABNI, Vânia Galindo. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de ciências. Revista Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 4, p. 835-854, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-73132011000400005. Acesso em: 17 mar. 2023.
CARGNIN, Ana Beatriz; DALLABONA, Kátia Girardi. Modelos Esquemáticos em papercraft: uma proposta de ação pedagógica para o ensino de Ciências Naturais. Revista Maiêutica - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Indaial, v. 2, 2014. Disponível em: http://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/BID_EaD/article/view/11732jul.2022. Acesso em: 17 mar. 2023.
COSTA, José Roberto. Papelmodelismo. Astronomia no Zênite, [S. l.], 1999. Disponível em: https://www.zenite.nu/papelmodelismo. Acesso em: 17 mar. 2023.
FERRACIOLI, Laércio. Aprendizagem, desenvolvimento e conhecimento na obra de Jean Piaget: uma análise do processo de ensino-aprendizagem em Ciências. Revista brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 80, n. 194, p. 5-18, 1999. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1252. Acesso em: 18 mar. 2023.
FREITAS, Carmen Raquel Fernandes de. O lúdico como estratégia de leitura: a contação de história nos primeiros anos do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Marcelino Vieira, 2016. Disponível em: https://antigo.monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2849. Acesso em: 09 mar. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GUY, John; MUZAFFAR, Jameel; COULSON, Christopher. Teaching middle ear anatomy using a novel three-dimensional papercraft model. European Archives of Otorhinolaryngology, [S. l.], v. 278, p. 2769–2774, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s00405-020-06350-8. Acesso em: 18 mar. 2023.
MUSSI, Ricardo Fraklin de Freitas; FLORES, Fabio Fernandes; ALMEIDA, Cláudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010. Acesso em: 19 mar. 2023.
OH, Hyunjoo; TA, Tung D.; SUZUKI, Ryo; GROSS, Mark D.; KAWAHARA, Yoshihiro; YAO, Lining. PEP (3D Printed Electronic Papercrafts): an integrated approach for 3D sculpting paper-based electronic devices. In: CONFERENCE ON HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS – CHI, 2018, Nova York. CHI '18: Proceedings of the 2018 CHI [...]. Nova York, 2018, p. 1-12. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/3173574.3174015. Acesso em: 18 mar. 2023.
OLIVEIRA, Wanessa Isabelle de. O Museu Nacional em Papercraft. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Desenho Industrial) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/16218/1/WIOliveira.pdf. Acesso em: 18 mar. 2023.
ZHU, Kening; ZHAO, Shengdong. AutoGami: a low-cost rapid prototyping toolkit for automated movable paper craft. In: CONFERENCE ON HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS – CHI, 2013, Paris. CHI '13: Proceedings of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems. Paris, 2013, p. 661-670. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/abs/10.1145/2470654.2470748. Acesso em: 18 mar. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Interinstitucional Artes de Educar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional