THE USE OF PAPERCRAFTS AS A PEDAGOGICAL RESOURCE FOR PROCESS OF TEACHING-LEARNING SCIENCE IN THE ELEMENTARY SCHOOL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.75096

Keywords:

Ensino de Ciências, Ludicidade, Aula prática, Papercraft

Abstract

The absence of practical activities in the teaching of Natural Sciences has been a concern highlighted by researchers for decades. When applied, such actions have historically been restricted to experimentation, leaving aside other alternatives which, through the development of different skills, contribute to the student’s learning and training processes. Therefore, the present work proposes to report a pedagogical intervention, carried out in an elementary school class, in which a practical activity was developed regarding the theme “living beings” through the construction of papercraft models, seeking to reflect on its strengths and weaknesses as a pedagogical resource. As a result, it was observed that the construction of the models boosted the student’s involvement during the class, contributing to the development of self-esteem, creativity and collectivity. As a pedagogical resource, papercraft proved to be a viable alternative, once it is low cost and applicable, through adaptations, to different contexts and pedagogical demands.

Author Biographies

Oscar Vitor dos Santos Borba, Universidade Federal do Pampa

Acadêmico do mestrado em Educação em Ciências (PPGECi) e licenciado em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Uruguaiana. Em 2019, fez parte do Grupo de Pesquisa em Bioquímica e Toxicologia em Eucariontes (GPBTE), onde atuou como Iniciante Científico. No mesmo ano, foi bolsista PROEXT no desenvolvimento e mediação do Curso de Capacitação EaD 'Educação Ambiental: Do pensar global ao agir regional', direcionado a profissionais da Educação Básica. Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Unipampa e, posteriormente, do Programa de Residência Pedagógica, atuando na rede básica de ensino do município de Uruguaiana durante o período de 2020 a 2023. Atuou, em caráter de estágio, no Instituto Federal Farroupilha de Ciência e Tecnologia (IFFar), integrando o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), de 2021 a 2023. Atualmente, é membro do Clube de Astronomia de Uruguaiana, projeto que promove a divulgação de ciência e Astronomia à comunidade. É bolsista de Apoio à Difusão do Conhecimento (ADC) do CNPq no projeto "A Astrofísica dos Corpos Negros", uma exposição virtual/itinerante que divulga Astrofísica através da trajetória de cientistas negros(as) brasileiros(as). Também faz parte do grupo de pesquisa G-Mega, direcionado ao estudo, discussão e produção científica acerca de processos de ensino e aprendizagens significativas, onde investiga a utilização de abordagens históricas e investigativas para o ensino da Natureza da Ciência na Educação Básica.

Fabiane Ferreira da Silva, Universidade Federal do Pampa

Doutora e mestra em Educação em Ciências, graduada em Química Licenciatura/Habilitação Ciências. Professora associada da Universidade Federal do Pampa, com exercício no Campus Uruguaiana. Atua no Curso de Ciências da Natureza - Licenciatura e no PPG em Educação em Ciências. Tem experiência na área de Educação, Educação em Ciências e Química, com ênfase na formação inicial e continuada de professoras(es), atuando principalmente com os seguintes temas: currículo, ensino de ciências e química, corpo, gênero, sexualidade, relações étnico-raciais e cultura. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Tuna – Gênero, Educação e Diferença da Unipampa. Integrante do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola da FURG.

References

ALMEIDA, Rosângela Lima de. A importância da aula prática para o ensino de ciências. 2018. Monografia (Especialização em Educação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Medianeira, 2018. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/20552/2/aulapraticaensinociencias.pdf. Acesso em: 17 mar. 2023.

ANDRADE, Marcelo Leandro Feitosa de; MASSABNI, Vânia Galindo. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de ciências. Revista Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 4, p. 835-854, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-73132011000400005. Acesso em: 17 mar. 2023.

CARGNIN, Ana Beatriz; DALLABONA, Kátia Girardi. Modelos Esquemáticos em papercraft: uma proposta de ação pedagógica para o ensino de Ciências Naturais. Revista Maiêutica - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Indaial, v. 2, 2014. Disponível em: http://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/BID_EaD/article/view/11732jul.2022. Acesso em: 17 mar. 2023.

COSTA, José Roberto. Papelmodelismo. Astronomia no Zênite, [S. l.], 1999. Disponível em: https://www.zenite.nu/papelmodelismo. Acesso em: 17 mar. 2023.

FERRACIOLI, Laércio. Aprendizagem, desenvolvimento e conhecimento na obra de Jean Piaget: uma análise do processo de ensino-aprendizagem em Ciências. Revista brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 80, n. 194, p. 5-18, 1999. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1252. Acesso em: 18 mar. 2023.

FREITAS, Carmen Raquel Fernandes de. O lúdico como estratégia de leitura: a contação de história nos primeiros anos do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Marcelino Vieira, 2016. Disponível em: https://antigo.monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2849. Acesso em: 09 mar. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GUY, John; MUZAFFAR, Jameel; COULSON, Christopher. Teaching middle ear anatomy using a novel three-dimensional papercraft model. European Archives of Otorhinolaryngology, [S. l.], v. 278, p. 2769–2774, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s00405-020-06350-8. Acesso em: 18 mar. 2023.

MUSSI, Ricardo Fraklin de Freitas; FLORES, Fabio Fernandes; ALMEIDA, Cláudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010. Acesso em: 19 mar. 2023.

OH, Hyunjoo; TA, Tung D.; SUZUKI, Ryo; GROSS, Mark D.; KAWAHARA, Yoshihiro; YAO, Lining. PEP (3D Printed Electronic Papercrafts): an integrated approach for 3D sculpting paper-based electronic devices. In: CONFERENCE ON HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS – CHI, 2018, Nova York. CHI '18: Proceedings of the 2018 CHI [...]. Nova York, 2018, p. 1-12. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/3173574.3174015. Acesso em: 18 mar. 2023.

OLIVEIRA, Wanessa Isabelle de. O Museu Nacional em Papercraft. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Desenho Industrial) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/16218/1/WIOliveira.pdf. Acesso em: 18 mar. 2023.

ZHU, Kening; ZHAO, Shengdong. AutoGami: a low-cost rapid prototyping toolkit for automated movable paper craft. In: CONFERENCE ON HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS – CHI, 2013, Paris. CHI '13: Proceedings of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems. Paris, 2013, p. 661-670. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/abs/10.1145/2470654.2470748. Acesso em: 18 mar. 2023.

Published

2024-09-30

How to Cite

BORBA, Oscar Vitor dos Santos; SILVA, Fabiane Ferreira da. THE USE OF PAPERCRAFTS AS A PEDAGOGICAL RESOURCE FOR PROCESS OF TEACHING-LEARNING SCIENCE IN THE ELEMENTARY SCHOOL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 636–647, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.75096. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/75096. Acesso em: 1 may. 2025.