PROFESSORAS NO ENSINO MÉDIO: DIDÁTICA, ABORDAGENS E CONCEPÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.75049Palavras-chave:
didática, política, ensino médio, feminismoResumo
O presente artigo traz resultados da pesquisa de mestrado em Educação acerca das concepções e abordagem do feminismo, por parte das professoras, em uma escola de Ensino Médio localizada em Cuiabá/MT. O objetivo central consiste em analisar os dados provenientes do estudo de caso desenvolvido na Escola Estadual Maria Taquara (nome fictício que preserva a identidade das profissionais e do seu espaço laboral), aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Foi realizado, por meio do levantamento bibliográfico, breve histórico do desenvolvimento do ser mulher na sociedade, da escolarização e da profissionalização das mulheres. Constatou-se certa resistência em acessar a equipe docente da escola, bem como certa apatia por parte das professoras, devido à hostilização da temática em âmbito da gestão nacional, com seus desdobramentos, e no escopo de um neoliberalismo sustentado pelo patriarcado. Os dados, então, refletiram o contexto permeado por concepções machistas, contudo, também foi constatado um cenário de bom potencial de abordagem didática da temática do feminismo e suas nuances, pois existe o interesse do público jovem, há professoras dispostas a abordarem o tema em seus componentes curriculares, de maneira direta ou não. Em meio ao protagonismo das mulheres atuando no Ensino Médio na realidade investigada, destaca-se a necessidade da desconstrução do estereótipo da “tia” ou da “professorinha”, bem como a abertura de novos caminhos e fazeres pedagógicos, novas práticas e discursos em consonância com a construção de uma sociedade efetivamente democrática e sem opressão de qualquer natureza.Referências
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