A RESOLUÇÃO CNE/CP N. 2/2019 E AS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PEDAGOGOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2023.74209Keywords:
Resolução 2/2019, Organização curricular, Formação inicial, Resolução 2/2015.Abstract
O artigo tem como objetivo refletir acerca das implicações da Resolução CNE/CEP n. 2/2019 para a organização curricular dos cursos de licenciatura e os impactos para a formação inicial e o exercício profissional de professores e pedagogos. Buscou-se elencar os principais aspectos e consequências dessa legislatura para a autonomia das instituições e para o espectro curricular da formação profissional. Para isso, as discussões e reflexões foram subsidiadas por uma análise das diferentes propostas previstas pelas diretrizes de 2019 com as anteriores – Resolução CNE/CEP n. 2/2015. O estudo foi realizado por meio de uma análise documental e revisão bibliográfica, baseada na exploração do texto legal duas resoluções e em autores como Moreira et al (2022), Serra (2021) e Gadêlha, Nogueira e Moraes (2022). As análises e ponderações realizadas constataram preocupantes imposições camufladas nas diretrizes de 2019, como a fragmentação curricular, o engessamento da formação inicial dos futuros profissionais da educação, a centralidade da BNC-Formação para a construção dos currículos nas instituições de ensino superior e o disciplinamento endossado em aquisição de competências e habilidades meramente mercadológicas. Concluiu-se que a regulamentação da Resolução 2/2019 interferirá diretamente na organização curricular dos cursos de formação inicial dos futuros professores e pedagogos, bem como na autonomia das instituições, caminhando na contramão do que prevê a Constituição Federal de 1988 e a Lei n. 9394/96. Para tanto, busca-se, por intermédio deste texto, alertar para necessidade de construção de uma sólida frente de oposição às diretrizes de 2019, reivindicando o retorno da Resolução CNE/CEP n. 2/2015.References
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Brasília, 2019. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file>. Acesso em: 05 fev. 2023.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 1 de julho de 2015. Brasília, 2015. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file>. Acesso em: 05 fev. 2023.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.º 9.394, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 20 fev. 2023.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 20 fev. 2023.
DOURADO, Luiz Fernandes; SIQUEIRA, Romilson Martins. Trabalho e formação de professores/as: retrocessos e perdas em tempos de pandemia. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 30, p. 842-857, set./dez. 2020. Disponível em: <http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde>. Acesso em: 20 fev. 2023.
GADÊLHA, Maria Leudysvania de Sousa Lima; NOGUEIRA, Antonio Wherbty Ribeiro; MORAES, Ana Cristina de. Implicações da Resolução CNE/CP nº 02/2019 na formação docente de profissionais não licenciados. Revista Contemporânea de Educação, v. 17, n. 39, mai/ago. 2022. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/52085/pdf>. Acesso em: 07 fev. 2023.
GONÇALVES, Suzane da Rocha V.; MOTA, Maria Renata Alonso; ANADOM, Simone B. A Resolução CNE/CP N. 2/2019 e os retrocessos na formação de professores. Revista Formação em Movimento, v.2, i.2, n.4, p. 360-379, jul./dez. 2020. Disponível em: <http://costalima.ufrrj.br/index.php/FORMOV/article/view/610/896>. Acesso em: 20 fev. 2023.
JACOMINI, M.A.; PENNA, M.G.O. Carreira docente e valorização do magistério: condições de trabalho e desenvolvimento profissional. Revista Pro.posições, v. 27, n. 2, p. 177-202, 2016. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8647238/14191>. Acesso em: 05 fev. 2023.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2010.
MEDEIROS, E. A. de; FORTUNATO, I.; SANTOS, J. M. C. T.; ARAÚJO, O. H. A. O curso de Pedagogia e a Resolução CNE/CP nº 2 de 2019: formação de pedagogos e pedagogas para quê? Para quem?. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 8, n. 27, 2022. Disponível em: <http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4309>. Acesso em: 20 fev. 2023.
MOREIRA, Marcelo Ricardo. et al. Políticas de formação de professores no Brasil numa perspectiva discursiva: uma análise da Resolução CNE/CP 02/2019. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, v. 4, n. 3, p. 353 - 364, 2022. Disponível em: <https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/168>. Acesso em: 07 fev. 2023.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RAMALHO, Betania Leite; FIALHO, Nadia Hage; NUÑEZ, Isauro Beltrán. Por um saber pedagógico e didático para profissionalizar a docência. In: RAMALHO, Betania Leite; NUNES, Cláudio Pinto; CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro (Orgs). Formação para a docência profissional: saberes e práticas pedagógicas. Brasília: Liber Livro, 2014. p. 39-60.
SERRA, Hiraldo. Implicações das Resoluções CNE/CP n. 2/2019 e CNE/CP n. 1/2020 na formação inicial e continuada de professores. Revista Ensaios Pedagógicos (Sorocaba), vol. 5, n. 3, set./dez. 2021, p.21-31. Disponível em: <https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/263/274>. Acesso em: 05 fev. 2023.
SOBREIRA, Silvia; JANES, Alba. A Resolução CNE/CP 02/2019: a formação docente sob risco. Anais do XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical. Edição online, de 16 a 26 de novembro de 2021. Disponível em: <https://www.abem-submissoes.com.br/index.php/xxvcongresso/2021/paper/viewFile/824/736>. Acesso em: 07 fev. 2023.
TREVISAN, Amarildo Luiz. A Filosofia da Educação no Passo de Gradiva. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 47, e117203, 2022. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edreal/a/Qmk5gBcV6NRYtMxP9hzvm6m/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 05 fev. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Interinstitucional Artes de Educar

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License