CONTRIBUIÇÕES DA LEI 10.639/2003 PARA OS CURRÍCULOS DE UMA LICENCIATURA E DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL: FORMAÇÃO CONTÍNUA EM REDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.73824

Palavras-chave:

Lei 10.639/03, currículos, formação docente em História, ensino fundamental, Geografia.

Resumo

O presente artigo pretende apresentar e discutir a influência da lei 10.639/03 nos currículos de um curso de licenciatura em História de uma instituição privada de ensino isolada, localizada no município de Nova Friburgo-RJ e nos currículos de Geografia da educação básica do munícipio de Niterói, também no estado do Rio de Janeiro. Numa escrita à seis mãos nos debruçamos nesses currículos a partir de uma pesquisa de Mestrado e uma de Doutorado que envolveram um aporte teórico-metodológico-epistemológico-político nos estudos nos/dos/com os cotidianos e que se desenvolveram com base em pilares teóricos, documentais e narrativos. As pesquisas resultaram na tessitura e diálogo entre as fontes citadas, apresentando não só a formalidade curricular a partir da promulgação da lei 10.639/03, mas também como esses currículos foram praticadospensados por alguns docentes em suas práticas cotidianas. Desse modo, pudemos relacionar e trazer ao longo desse texto como os currículos tanto da educação básica quanto da formação de professores se entrelaçam com os desígnios legais, advindos da legislação em questão e refletiram numa educação direcionada para repensar as questões étnico-raciais. 

Biografia do Autor

Aline Nunes Ferreirinha de Souza, Universidade Estácio de Sá

Professora de História da Educação Básica e Doutoranda em Educação na UNESA, Cordeiro-RJ, Brasil. E-mail: alinenunesferreirinha@gmail.com, https://orcid.org/0000-0001-6296-3265.

Luciano Palmares de Souza, Universidade Estácio de Sá

Professor de Geografia da Educação Básica e doutorando em Educação na UNESA, Niterói-RJ, Brasil. E-mail: geopalmares1976@gmail.com, https://orcid.org/0009-0000-1630-6950.

Inês Barbosa de Oliveira, Universidade Estácio de Sá (UNESA).

Professora Doutora do curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro-RJ, Brasil. E-mail: inesbo2108@gmail.com, http://orcid.org/0000-0003-4101-3919

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Publicado

16-01-2024

Como Citar

NUNES FERREIRINHA DE SOUZA, Aline; PALMARES DE SOUZA, Luciano; BARBOSA DE OLIVEIRA, Inês. CONTRIBUIÇÕES DA LEI 10.639/2003 PARA OS CURRÍCULOS DE UMA LICENCIATURA E DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL: FORMAÇÃO CONTÍNUA EM REDE. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 406–425, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.73824. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/73824. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - 20 ANOS DA LEI 10.639: CONVERSAS CURRICULARES ENTRE SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS ANTIRRACISTAS