A FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.73820

Palavras-chave:

Formação de Professores, dialogicidade, levantamento bibliográfico, Movimento Negro, Relações Étnico-Raciais.

Resumo

Este artigo é resultado de um levantamento bibliográfico elaborado a partir de uma dissertação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde da UFRJ. Nosso estudo tem como objetivo analisar os diálogos que envolvem a Educação das Relações Étnico-Raciais e a formação docente em Ciências, apresentados em pesquisas acadêmicas publicadas entre 2003 e 2022. Acreditamos ser o debate das relações étnico-raciais um caminho possível para a promoção de uma educação dialógica e crítica, alinhada à necessidade de interlocução entre as diferentes áreas do conhecimento, assim como reconhecemos ser urgente que a Ciência e a Educação denunciem e combatam as desigualdades sociais, raciais e de gênero. Apresentamos, então, um estudo de revisão de literatura, bem como os resultados e discussões acerca das contribuições percebidas nas publicações. Nossas análises sugerem um aumento de interesse na temática em questão, um indício das inflexões sociais pleiteadas pelo Movimento Negro. No entanto, o campo ainda se encontra em desenvolvimento e apresenta potencialidades para trabalhos futuros.

Biografia do Autor

Iago Vilaça de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/NUTES)

Licenciado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Educação em Ciências e Saúde -Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/NUTES). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Doutorado em andamento em Educação em Ciências e Saúde - Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (UFRJ/NUTES). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. 

Brenda Iolanda Silva do Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/NUTES)

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/NUPEM). Mestre em Educação em Ciências e Saúde -Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/NUTES). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Doutorado em andamento em Educação em Ciências e Saúde - Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (UFRJ/NUTES). Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Fernanda Antunes Gomes da Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Letras Vernáculas -Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ -Brasil. Professora Adjunta -Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Macaé, RJ - Brasil. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde-Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (NUTES) . Rio de Janeiro, RJ -Brasil.

Referências

BRASIL. Lei 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Diário Oficial da União, de janeiro de 2003.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Relatora: Petronilha Beatriz Gonçalves. Ministério da Educação. Brasília, 2004.

BRASIL. Lei 11.645/2008, de 10 de março de 2008. Diário Oficial da União, de março de 2008.

EVARISTO, Conceição. Da grafia-desenho de minha mãe, um dos lugares de nascimento de minha escrita. In: DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado. Escrevivência: a escrita de nós: reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. 1. ed. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 12.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. A África ensinando a gente. Paz e Terra, 2003.

GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e pesquisa, v. 29, n. 01, p. 167-182, 2003.

GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro educador. Petrópolis: Vozes, 2017.

HOOKS, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante, 2020.

KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação: episódios de racismo cotidiano. Editora Cobogó, 2020.

AUTOR 2; AUTOR 1; AUTOR 3, 2022.

AUTOR 2, AUTOR 3, 2021.

NASCIMENTO, Carolina Cavalcanti do. Educação das relações étnico-raciais: branquitude e educação das ciências. 2019. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

ZITKOSKI, Jaime José. DIÁLOGO/DIALOGICIDADE In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (orgs.) Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010, p. 206-207.

Downloads

Publicado

09-01-2024

Como Citar

CARVALHO, Iago Vilaça de; NASCIMENTO, Brenda Iolanda Silva do; COSTA, Fernanda Antunes Gomes da. A FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 143–161, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.73820. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/73820. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - 20 ANOS DA LEI 10.639: CONVERSAS CURRICULARES ENTRE SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS ANTIRRACISTAS