A FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.73820

Palavras-chave:

Formação de Professores, dialogicidade, levantamento bibliográfico, Movimento Negro, Relações Étnico-Raciais.

Resumo

Este artigo é resultado de um levantamento bibliográfico elaborado a partir de uma dissertação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde da UFRJ. Nosso estudo tem como objetivo analisar os diálogos que envolvem a Educação das Relações Étnico-Raciais e a formação docente em Ciências, apresentados em pesquisas acadêmicas publicadas entre 2003 e 2022. Acreditamos ser o debate das relações étnico-raciais um caminho possível para a promoção de uma educação dialógica e crítica, alinhada à necessidade de interlocução entre as diferentes áreas do conhecimento, assim como reconhecemos ser urgente que a Ciência e a Educação denunciem e combatam as desigualdades sociais, raciais e de gênero. Apresentamos, então, um estudo de revisão de literatura, bem como os resultados e discussões acerca das contribuições percebidas nas publicações. Nossas análises sugerem um aumento de interesse na temática em questão, um indício das inflexões sociais pleiteadas pelo Movimento Negro. No entanto, o campo ainda se encontra em desenvolvimento e apresenta potencialidades para trabalhos futuros.

Biografia do Autor

Iago Vilaça de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/NUTES)

Licenciado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Educação em Ciências e Saúde -Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/NUTES). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Doutorado em andamento em Educação em Ciências e Saúde - Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (UFRJ/NUTES). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. 

Brenda Iolanda Silva do Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/NUTES)

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/NUPEM). Mestre em Educação em Ciências e Saúde -Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/NUTES). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Doutorado em andamento em Educação em Ciências e Saúde - Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (UFRJ/NUTES). Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Fernanda Antunes Gomes da Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Letras Vernáculas -Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ -Brasil. Professora Adjunta -Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Macaé, RJ - Brasil. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde-Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (NUTES) . Rio de Janeiro, RJ -Brasil.

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Publicado

09-01-2024

Como Citar

CARVALHO, Iago Vilaça de; NASCIMENTO, Brenda Iolanda Silva do; COSTA, Fernanda Antunes Gomes da. A FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 145–163, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.73820. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/73820. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - 20 ANOS DA LEI 10.639: CONVERSAS CURRICULARES ENTRE SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS ANTIRRACISTAS