A FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.73820Palavras-chave:
Formação de Professores, dialogicidade, levantamento bibliográfico, Movimento Negro, Relações Étnico-Raciais.Resumo
Este artigo é resultado de um levantamento bibliográfico elaborado a partir de uma dissertação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde da UFRJ. Nosso estudo tem como objetivo analisar os diálogos que envolvem a Educação das Relações Étnico-Raciais e a formação docente em Ciências, apresentados em pesquisas acadêmicas publicadas entre 2003 e 2022. Acreditamos ser o debate das relações étnico-raciais um caminho possível para a promoção de uma educação dialógica e crítica, alinhada à necessidade de interlocução entre as diferentes áreas do conhecimento, assim como reconhecemos ser urgente que a Ciência e a Educação denunciem e combatam as desigualdades sociais, raciais e de gênero. Apresentamos, então, um estudo de revisão de literatura, bem como os resultados e discussões acerca das contribuições percebidas nas publicações. Nossas análises sugerem um aumento de interesse na temática em questão, um indício das inflexões sociais pleiteadas pelo Movimento Negro. No entanto, o campo ainda se encontra em desenvolvimento e apresenta potencialidades para trabalhos futuros.Referências
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