EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEL – 2010/2017/2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.73809

Palavras-chave:

Formação de professores, Relações Étnico-raciais, Currículo, Pedagogia

Resumo


O artigo discute a formação inicial do Pedagogo da Universidade Estadual de Londrina – UEL e a Educação das Relações Étnico-raciais (ERER). O estudo parte da seguinte indagação: como o curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina vem abordando tal temática em seu currículo? As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira e para a Educação das Relações Étnico-raciais (DCNERER) vêm sendo contempladas nas disciplinas? Tem-se por objetivo geral analisar o currículo do curso de Pedagogia da UEL dos anos de 2010, 2017 e 2019 e as perspectivas atribuídas à Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Para alcançar os objetivos, optou-se pela pesquisa bibliográfica e documental. Foram analisadas o Projeto Pedagógico, as disciplinas e os conteúdos do curso. Os estudos mostram que o curso de Pedagogia fornece poucos subsídios para o trabalho com a Educação das Relações Étnico-raciais, contrariando o que é previsto nas DCNERER. 

Biografia do Autor

Marleide Rodrigues da Silva Perrude, Universidade Estadual de Londrina.

Marleide Rodrigues da Silva Perrude, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
Pós doutora pela Unesp de Marília/SP, Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Atualmente é docente da Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Educação, área de Políticas Educacionias, Estado e Sociedade e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro.

Gabriela Paula Santos, Universidade Estadual de Londrina

Graduada pela Universidade Estadual de Londrina, no curso de Pedagogia.

Simone Burioli, Universidade Estadual de Londrina

Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Araraquara, 2020), doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM, 2016), mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM, 2009), possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL 2010-Atual), na área de História da Educação. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL e coordenadora da Linha 1 -Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais da Educação (2021-atual). Faz parte do Laboratório de Ensino e Pesquisa em História da Educação - LEPHE/UEL. Comissão de Pesquisa do Departamento de Educação (2022-atual). É membro da SBHE (Sociedade Brasileira de História da Educação) Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, produção discente, instituições educativas, educação rural, fontes, arquivos escolares, imprensa pedagógica, pesquisa educacional e formação de professores.

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Publicado

09-01-2024

Como Citar

PERRUDE, Marleide Rodrigues da Silva; SANTOS, Gabriela Paula; BURIOLI, Simone. EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEL – 2010/2017/2019. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 75–93, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.73809. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/73809. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - 20 ANOS DA LEI 10.639: CONVERSAS CURRICULARES ENTRE SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS ANTIRRACISTAS