PROCESSOS FORMATIVOS ANTIRRACISTAS NA PROFISSIONALIZAÇÃO DE TRANCISTAS AFRO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.73688

Palavras-chave:

Educação Antirracista, Espaços Formativos, Curso de Formação, Trancistas Afro, Lei Federal 10.639/20003

Resumo

Este artigo tem como proposta descrever as atividades educativas que ocorrem em um curso de formação para trancista. O curso funciona em uma instituição de comerciários no bairro de Madureira, cidade do Rio de Janeiro (RJ). As aulas são gratuitas e tem como
público-alvo: mulheres negras que ganham até três salários-mínimos, moradoras de Madureira ou de bairros e municípios adjacentes. O texto é resultado de uma etnografia que foi realizada nos meses de novembro e dezembro de 2021 e tinha como objetivo a escrita da tese de doutorado na área das Ciências Sociais. Os referenciais teóricos são do campo da Decolonialidade, Antropologia Social e Educação para as Relações Étnico-raciais. Os métodos e técnicas de pesquisa adotados foram: levantamento bibliográfico, revisão de literatura, entrevistas semi-estruturadas, aplicação de questionário eletrônico, caderno de campo e observação participante. Em suma, o artigo trata dos processos educativos antirracistas na formação de trancistas afro na cidade do Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

Luane Bento dos Santos, Doutora em Ciências Sociais PPGCIS/PUC-Rio

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica/PUC-Rio. Mestre em Relações Etnicorracias pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET- RJ). Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade do  Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel em  Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como professora regente da disciplina Etnociência e Educação no curso de Formação de Professores para História e Cultura Africana e Afro-brasileira da ONG CEAP e como professora de Sociologia na Educação Básica no Ensino Médio Regular, Educação de Jovens e Adultos e Formação de Professores. Membra da da área de Ciência e Tecnologia da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros/ABPN. Possui experiência em Antropologia Social, Ensino de Ciências Sociais, Etnomatemática, Educação e Relações Étnico-raciais, Gênero, Saberes Populares e Científicos. Tem interesse nos seguintes temas: Formação docente para as Relações Étnico-raciais, Práticas Pedagógicas dos Movimentos Sociais nos espaços Educativos (formais e informais), Corporeidade Negra Feminina, Trajetória de Intelectuais Negros e Indígenas na Educação, Liberdade Religiosa e Direito à Educação e Ciência e Tecnologia Africana e Afro-diaspórica.

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Publicado

09-01-2024

Como Citar

SANTOS, Luane Bento dos. PROCESSOS FORMATIVOS ANTIRRACISTAS NA PROFISSIONALIZAÇÃO DE TRANCISTAS AFRO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 247–266, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.73688. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/73688. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - 20 ANOS DA LEI 10.639: CONVERSAS CURRICULARES ENTRE SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS ANTIRRACISTAS