IDENTIDADE TEXTUAL E LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA: PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS E ESCRITORES E A LEI 10.639/03

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.73589

Palavras-chave:

literatura negro-brasileira, identidade textual, imaginário.

Resumo

O presente artigo discute os processos de identificação com o texto e a literatura negro-brasileira, enquanto criação da população negra, que se constituiu fora do continente africano, configurando uma experiência brasileira. A subjetividade é simultaneamente negra e brasileira, caminhando para a discussão a respeito da luta participativa da população negra nos destinos da nação, especialmente os literários. A literatura é uma instância discursiva importante uma vez que atua no imaginário das pessoas, antes mesmo de ser lida, por conta dos filtros a que é submetida. Os procedimentos metodológicos para a realização do estudo, apontam uma pesquisa bibliográfica que dialoga com as práticas docentes em literatura realizadas em unidades públicas de educação na rede municipal de Niterói. A respeito do referencial teórico, este estudo possui dois pilares: o conceito de representação do Stuart Hall e a literatura negro-brasileira de Cuti. Como resultado da pesquisa, é possível apontar que as experiências negro-literárias foram percebidas enquanto disparadoras de reflexões a respeito das mais diversas questões da existência humana, tanto as raciais, como as de gênero.

Biografia do Autor

Renata de Oliveira Batista Rodrigues, FME - Fundação Municipal de Educação de Niterói

Sou doutora em Letras Vernáculas/ Literatura Brasileira (UFRJ) e mestra em Educação, Cultura e Comunicação em periferias urbanas (UERJ - FEBF). Possuo graduação em Letras e Pedagogia (UERJ), além de especialização em Leitura e Produção de Textos (UFF) e Literatura Infanto-Juvenil (UFF). Atuo como professora da graduação em curso de Pedagogia na rede privada, professora de Incentivo à Leitura e Produção Textual na Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu e professora de Sala de Recursos Multifuncionais e atuo na equipe da Coordenação da Educação na diferença na Fundação Municipal de Educação de Niterói. Pesquiso os processos de aquisição de leitura e escrita, a Literatura Infantil e Juvenil, a Literatura Periférica, a Literatura negro-brasileira e os processos de identificação através da literatura. Atualmente, faço parte dos grupos de pesquisa Laboratório de Estudos Negros – PACC/ UFRJ e Pensar a diferença: narrativas da deficiência na literatura - UFRJ

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Publicado

09-01-2024

Como Citar

RODRIGUES, Renata de Oliveira Batista. IDENTIDADE TEXTUAL E LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA: PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS E ESCRITORES E A LEI 10.639/03. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 164–178, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.73589. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/73589. Acesso em: 28 mar. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ - 20 ANOS DA LEI 10.639: CONVERSAS CURRICULARES ENTRE SABERES, PRÁTICAS E POLÍTICAS ANTIRRACISTAS