“PERDER A CABEÇA NÃO FAZ PARTE DO OFÍCIO”: CONCEPÇÕES DE CUIDADO NAS NARRATIVAS DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.72089

Palavras-chave:

cuidado, profissionais da educação, infância

Resumo

O artigo aborda a temática do direito à educação, a partir das concepções de cuidado presentes nas práticas educacionais, sob a ótica das/os profissionais da Educação. O texto está estruturado em três itens. O primeiro aborda a opção metodológica da pesquisa: realização e análise de entrevistas semiestruturadas, por meio da escuta de relatos de histórias de vida, com aqueles que atuam nas creches, pré-escolas e escolas, escolhidos pelas práticas observadas, interações com as crianças e indicação das próprias crianças, visando conhecer, identificar e compreender as marcas do cuidar e ser cuidado nas suas narrativas, considerando o pressuposto de que o cuidado é construído nas relações e interações entre os sujeitos. O conceito de cuidado que orientou a pesquisa foi construído na aproximação com o conceito de diálogo de Martin Buber, que aponta horizontes para a construção de um olhar de reconhecimento, aceitação e compreensão do outro e possibilitou a criação das categorias de pesquisa, definidas como: cuidado autêntico, cuidado técnico, descuido disfarçado de cuidado e descuido. O segundo traz o histórico do atendimento à primeira infância no Brasil, situando desde os primeiros atendimentos à criança pequena até a consolidação do marco legal atual. O terceiro apresenta as narrativas das/os profissionais entrevistadas/os e suas concepções de cuidado de si, cuidado como ofício, cuidado técnico e cuidado autêntico. As considerações finais apontam para a necessidade de um trabalho de formação que conceba todos os profissionais em sua inteireza para que possam compreender a si mesmos e entrar em relação com o outro.

Biografia do Autor

Alexandra Coelho Pena, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora Assistente I do Departamento de Educação da PUC-Rio

Edson Cordeiro dos Santos, Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/PUC-Rio

Professor, Pós-Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio, Especializado em Sociologia Urbana pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - Uerj. Atuou como assessor técnico em Organizações da Sociedade Civil de defesa de direitos da criança e do adolescente, participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Estado do Rio de Janeiro e é amigo da Rede Nacional Primeira Infância. Atua há mais de 40 anos nos movimentos sociais (estudantil, comunitário, educacional, ambiental e defesa de direitos) e no terceiro setor, com experiência em assessoria pedagógica em Centros de Educação Infantil Comunitários, administração institucional, consultoria institucional, gerenciamento de indicadores, planejamento estratégico, captação de recursos e elaboração de projetos. Faz parte do Grupo de Pesquisa Infância, Formação e Cultura - Infoc da PUC-Rio, com articulação interinstitucional com o Grupo de Pesquisa Educação Infantil e Políticas Públicas - EIPP da Unirio. Professor do Curso de Especialização em Educação Infantil: perspectivas de trabalho em creches e pré-escolas da PUC-Rio.

Rejane Brandão Siqueira, PUC-Rio

Doutora em Educação pela PUC-Rio, é graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2004) e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio/2011). Atualmente atua como Professora no Curso de Especialização em Educação Infantil da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e das Disciplinas Pedagógicas Secretaria Estadual de Educação, RJ e como Orientadora Educacional na FAETEC/RJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores e Políticas Públicas para a Infância, atuando principalmente áreas: Formação de Professores, Educação Infantil, Juventude, Infância e Escola

Tarsila Gomes Nascimento, PUC-Rio

Pós Graduanda no curso em Educação Infantil: Perspectivas de trabalho em creches e pré-escolas (PUC-RIO). Pedagoga (PUC-Rio) e Integrante do Núcleo Viver com Yiddish: pesquisas, cursos, projetos culturais vinculado ao Decanato do Centro de Teologia e Ciências Humanas (PUC-Rio)

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Publicado

16-01-2024

Como Citar

PENA, Alexandra Coelho; DOS SANTOS, Edson Cordeiro; SIQUEIRA, Rejane Brandão; NASCIMENTO, Tarsila Gomes. “PERDER A CABEÇA NÃO FAZ PARTE DO OFÍCIO”: CONCEPÇÕES DE CUIDADO NAS NARRATIVAS DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 545–565, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.72089. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/72089. Acesso em: 6 fev. 2025.