MODOS OUTROS DE DISCÊNCIA E DOCÊNCIA: ATRAVESSAMENTOS ENTRE EXPERIÊNCIAS (TRANS)DISCENTES E A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE (TRANS)DOCÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.70974Keywords:
Travestis e Transexuais, Discência, Docência, Produção acadêmica.Abstract
Este artigo tem o objetivo de analisar as trajetórias de pessoas transexuais e travestis em suas experiências na/com a escola como (trans)discentes, articuladas ao exercício da (trans)docência. Buscou-se traçar as possíveis articulações entre processos de escolarização e de exercício da docência de pessoas Trans, localizando as dificuldades, conflitos, mas também, as resistências para adentrar, ocupar a escola e fazer valer seu direito à vida e à existência. Para acessar as narrativas das experiências (trans)discentes foi fundamental lançarmos mão da conversa como metodologia e para as informações sobre as (trans)docências, realizamos um estado do conhecimento sobre a produção acadêmica no período de 2005-2019, identificando um quantitativo considerável de teses e dissertações na área de Educação. As situações de violência, transfobia, desrespeito são comuns tanto para travestis e transexuais na condição de alunas, alunos e alunes como na condição de professoras, professores. Há, também, estratégias e movimentos de resistência e de ocupação da escola como lugar de direitos e respeito.
References
AMARO, Ivan; SILVA, Lyzia; MATOS, Vanessa Soares. Conversas sobre feminilidades na pandemia: práticas pedagógicas antissexistas a partir da série “Confissões de Adolescente”. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, 2022.
____. COUTO JUNIOR, Dilton; GANEM, Bruno R. Eu rebolo até o chão mesmo! Vidas precárias e corpos de gênero dissidentes no cotidiano escolar. Revista Exitus, v. 11. 2021.
____. COUTO JUNIOR, Dilton; TEIXEIRA, Marcelle M; RUANI, Ruann M. Do face a face às dinâmicas comunicacionais em/na reder: a conversa online como procedimento metodológico da pesquisa em educação. Educ. foco, Juiz de Fora, v. 25, n. 2, p. 109-130, jan/abr 2020a.
____. COUTO JUNIOR, Dilton R.; ROMERITTO, Renato; RUANI, Ruann M. Celebrando a normatização da vida: (re)pensando os corpos infantis arbitrariamente generificados em vídeos de -Chás de Revelação- do YouTube. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 6, p. 469-488, 2020b.
ANDRADE, Luma Nogueira de. Travestis na escola: assujeitamento e resistência à ordem normativa. Rio de Janeiro: Metanoia, 2015.
____. Travestis na escola: assujeitamento e resistência à ordem normativa. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Unversidade Federal do Ceará, 2012.
BENTO, Berenice. Na escola se aprende que a diferença faz a diferença. Estudos Feministas, p. 549-559, 2011.
____. Transexualidade. ‘Nós fazemos gênero no dia a dia.” Entrevista especial com Berenice Bento. 2010. Disponível em: <https://ihu.unisinos.br> Acesso em: 12 jun. 2022
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Editora Record, 2003.
____. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
ESTEBAN, Maria Teresa. Educação popular: desafio à democratização da escola pública. Cad. Cedes, Campinas, vol. 27, n. 71, p. 9-17, jan./abr. 2007. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-32622007000100002> Acesso em: 06 jun. 2022.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, p.257-272, ago. 2002.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2010.
GANEM, Bruno Rodrigues. Resistindo para (Re)existir: identidades trans por entre experiências e memórias com a escola. Dissertação de Mestrado. Duque de Caxias: RJ, PPGECC/UERJ, 2020.
JESUS, Jaqueline Gomes. As guerras de pensamento não ocorrerão nas universidades. In: COLLING, Leandro. Dissidências sexuais e de gênero. EDUFBA, 2016.
____. Travessia: caminhos da população trans na história. In.: História do movimento LGBT no Brasil. São Paulo: Alameda, 2018.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz (Org.). Diversidade sexual na educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade/UNESCO, 2009.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista brasileira de educação, n. 19, p. 20-28, 2002.
____. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Petrópolis: vozes, 2014.
MISKOLCI, Richard. A Teoria Queer e a Questão das Diferenças: por uma analítica da normalização. In: Congresso de leitura do Brasil. 2007.
____. Marcas da Diferença no ensino escolar. São Carlos: EdUFSCar, 2014.
PEREIRA, Ernane Alexandre. Docências TRANS em evidência: entre TRANSições, TRANSfobias e práticas pedagógicas TRANSformadoras. Dissertação de Mestrado. Duque de Caxias, PPGECC/UERJ, 2020.
REIDEL, Marina. Pedagogia do Salto Alto: histórias de professoras transexuais e travestis na Educação Brasileira. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013.
RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael; SANCHES, Carmen Sampaio. Conversas como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018
ROMANOWSKI, Joana Paulin, Ens, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo "estado da arte" em educação. Revista Diálogo Educacional [en linea], v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006, [fecha de Consulta 16 de Septiembre de 2020]. ISSN: 1518-3483. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189116275004. Acesso em: 25 out. 2020.
SALES, Adriana Sales. Travestilidades e escola nas narrativas de alunas travestis. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação, Rondonópolis: Universidade Federal do Mato Grosso, 2012.
SANTOS, Adriana Lohanna. Formação de pessoas transexuais na Universidade Federal de Sergipe: enfrentamento e resistência das normas de gênero no espaço acadêmico, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe, 2017.
SCOTT, Joan W. A invisibilidade da experiência. Trad. Lúcia Haddad. Revisão Técnica: Marina Maluf. Proj. História, São Paulo, fev. 1998.
SIMÔES, Armando Amorim. Acesso à educação básica e sua universalização: missão ainda a ser cumprida. In: MORAES, Gustavo Henrique; ALBUQUERQUE, Ana Elizabeth M. (Orgs.) 5 anos de Plano Nacional de Educação. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019.
VIANNA, Claudia. Políticas de educação, gênero e diversidade sexual: breve história de lutas, danos e resistências. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License