“SABER A VERDADE QUE NINGUÉM CONTA”: NEOCONSERVADORISMO BRASILEIRO, EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E A “DESTRUIÇÃO” DO ENSINO PÚBLICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2022.70970

Palavras-chave:

neoconservadorismo, pensamento conservador, privatização do ensino público.

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar como as diferentes concepções de conservadorismo ganharam força nos últimos anos no Brasil, em especial após a ascensão do atual Presidente da República, aglutinada em um movimento que Lacerda (2019) chamou de neoconservador, consubstanciando perspectivas religiosas fundamentalistas/extremistas com propostas neoliberais de privatização dos serviços públicos educacionais, em diferentes frentes. A partir de análise documental e revisão bibliográfica, apresenta-se os impactos desse movimento na correlação de forças no campo da educação. Percebe-se uma miríade conservadora em coalização em nome do privatismo, o que resultaria no controle parental pela educação domiciliar; a privatização do patrimônio educacional público para fins de capitalização; a dissolução do caráter público, visando segregacionismo, disfarçado de “liberdade”. Aponta para o enfrentamento de tal situação como um combate em nome das escolas públicas no país.

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Publicado

13-11-2022

Como Citar

BRAGHINI, Katya; SEPULVEDA, José Antonio. “SABER A VERDADE QUE NINGUÉM CONTA”: NEOCONSERVADORISMO BRASILEIRO, EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E A “DESTRUIÇÃO” DO ENSINO PÚBLICO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 8, p. 21–44, 2022. DOI: 10.12957/riae.2022.70970. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/70970. Acesso em: 28 abr. 2024.