Educação e Foucault: um debate sobre sexualidade no conto literário de chapeuzinho vermelho
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.54595Palavras-chave:
Educação, contos literários, Foucault, sexualidade.Resumo
Este artigo objetiva compreender sobre o conceito de sexualidade em Foucault a fim de identificar suas relações com o conto literário de Chapeuzinho Vermelho. O estudo se justifica pela necessidade do ensino do conceito de sexualidade em relação ao processo de como os corpos são normalizados na escola a partir da educação para infância, seja pela identificação e reprodução da repressão sexual e ou por intermédio de contos literários pré-estabelecidos. A metodologia é de cunho teórico em torno do referencial foucaultiano e, de autores que dialogam com a temática sobre a sexualidade e, ainda análise do conto literário infantil. Este texto é um recorte da dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina e da participação no Projeto de Pesquisa intitulado “Semiformação e educação no contexto da sociedade danificada” da respectiva universidade. Os resultados direcionam para a necessidade de uma melhor compreensão dos contos literários utilizados nas instituições educativas voltadas à infância, em específico o de Chapeuzinho Vermelho, no sentido de propiciar estratégias de ensino mobilizadoras para o desenvolvimento do pensar e agir crítico à luz da construção de subjetividades operantes e, ainda, ampliar o olhar e discussão acerca da diversidade sexual a partir do direito e da vontade de ser e saber nos espaços escolares.
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