A escrita como artesanato: a experiência do escrever(-se)
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.54576Keywords:
escrita de si, cuidado de si, etopoiética, experiênciaAbstract
Um exercício de escrever(-se) “para não ser mais o mesmo” (FOUCAULT, 2010). Ao trazermos, para a composição deste artigo, escritas-anotações tecidas no território da academia, objetivamos expor efeitos e deslocamentos produzidos com o ato de escrever, como etopoiética, nos espaços institucionais de produção de conhecimento. Pensamos sobre o processo de produção de nossas escritas-pesquisas no campo educacional – que não se pretendem prescritivas, senão interrogativas de certas verdades – ao mesmo tempo em que somos convocados ao exercício estético do cuidar de si. Nessa aposta ético-política, nos aproximamos de uma escrita inspirada na problematização das relações entre a escrita de si e o cuidado de si, trazidas por Foucault (2004), e na noção de experiência, apresentada por Larrosa (2015).
References
CALCANHOTO, Adriana. O nome da cidade. Rio de Janeiro: CBS/ Columbia Records, 1992. Disponível em: https://www.vagalume.com.br/adriana-calcanhoto/o-nome-da-cidade.html
COSTA, Maria Vorraber. Agenda para novos pesquisadores. In: COSTA, Maria Vorraber e VEIGA-NETO, Alfredo. (org.). Caminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 143-156.
DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Félix. Kafka: para uma literatura menor. Lisboa: Assírio & Alvin, 2003.
DELEUZE, Gilles. FOUCAULT, Michel. Os Intelectuais e o Poder: conversa entre Michel Foucault e Gilles Deleuze. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 25. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2008, p. 41-46.
DIAS, Rosimeri de Oliveira e RODRIGUES, Heliana de Barros Conde. (org.). Escritas de Si: Escutas, cartas e formação inventiva de professores entre universidade e escola básica. Rio de Janeiro: Lamparina, 2019.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Escrita acadêmica: arte de assinar o que se lê. In: COSTA, Marisa Vorraber; BUJES, Maria Isabel Edelweiss (org.) Caminhos investigativos III: riscos e possibilidades de pesquisar nas fronteiras. Rio de Janeiro: DP&A, 2005, p. 117-140.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault revoluciona a pesquisa em educação? In: FISCHER, R. M. B. Trabalhar com Foucault: arqueologia de uma paixão. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012, p. 99-112.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo, Edições Loyola, 1999.
FOUCAULT, Michel. Poder e Saber. In: FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos IV: Estratégia, poder-saber. Trad. Vera Lucia Avellar Ribeiro. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2003, p. 223-240.
FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos V: Ética, sexualidade e política. MOTTA, Manoel Barros da (Org.). Tradução de Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004, p. 144-162.
FOUCAULT, Michel. Hermenêutica do Sujeito. Curso dado no Collège de France, 1981-1982. São Paulo: Martins Fontes, 2006
FOUCAULT, Michel. Conversa com Michel Foucault. In: FOUCAULT, M. Ditos e Escritos VI: Repensar a Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
FOUCAULT, Michel. O Belo Perigo: conversa com Claude Boonefoy. Trad. Fernando Scheibe. Rio de Janeiro: Autêntica, 2016.
GIL, Gilberto. Metáfora. Rio de Janeiro: Warner Music Brasil, 1982. Disponível em: https://www.vagalume.com.br/gilberto-gil/metafora.html
HARA, Tony. Ensaios sobre a singularidade. São Paulo: Intermeios; Londrina: Kan Editora, 2012.
HOLLANDA, Chico Buarque de. Morena de Angola. Rio de Janeiro: EMI-Odeon, 1980. Disponível em: https://www.vagalume.com.br/chico-buarque/morena-de-angola.html
HOLLANDA, Chico Buarque de. Uma palavra. Rio de Janeiro: Sony & BMG, 1995. Disponível em: https://www.vagalume.com.br/chico-buarque/uma-palavra.html
JESUS, C. M. de. Quarto de despejo – diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2001.
KASTRUP, Virgínia. e GURGEL, Verônica. O papel da escrita na formação de professores e o problema da coermergência. In: DIAS, Rosimeri. e RODRIGUES, Heliana de Barros Conde (orgs.). Escritas de Si: Escutas, cartas e formação inventiva de professores entre universidade e escola básica. Rio de Janeiro: Lamparina, 2019, p. 60-71.
LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu. O sujeito da educação. Petrópolis: Vozes, 1994, p. 35-86.
LARROSA, Jorge. A operação ensaio: sobre o ensaiar e o ensaiar-se no pensamento, na escrita e na vida. In: Educação & Realidade, v. 29, p. 27-43, jan./jun. 2004.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
MELO NETO, João Cabral de. A Educação pela pedra. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
MOSÉ, Viviane. Calor. Rio de Janeiro: Usina de Pensamento, 2017.
Ó, Jorge Ramos. do. Fazer a Mão – por uma escrita inventiva na universidade. Lisboa: Edições do Saguão, 2019.
PETERS, Michael. Pós-estruturalismo e filosofia da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
RAMOS, Graciliano. Linhas Tortas. São Paulo: Record, 2005.
RODRIGUES, Heliana de Barros Conde. Um dia, talvez, não se saberá mais o que foi o currículo – Ensaio a partir de uma retro-profecia à maneira foucaultina. In: FERRAÇO, Carlos Eduardo; RANGEL, Iguatemi Santos; CARVALHO, Janete Magalhães; NUNES, Kezia Rodrigues. (Orgs). Diferentes perspectivas de currículo na atualidade. Petrópolis: De Petrus, 2015.
ROLNIK, Suely. Pensamento, corpo e devir – uma perspectiva ético/estético/política no trabalho acadêmico. In: Caderno de Subjetividade: Núcleo de Estudos e Pesquisas da Subjetividade do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUCSP. São Paulo, v. 1, n. 2, p. 241-51, fev./set. 1993.
SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral. 26ª ed. Tradução de Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix: 1995.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License