EDUCAÇÃO DA PEQUENA INFÂNCIA: (RE)PENSANDO LIMITES E POSSIBILIDADES DIANTE DE ALGUMAS INFLEXÕES IMPOSTAS PELA PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.52291Palavras-chave:
Pandemia da covid-19, Educação da pequena infância, Escolas das infâncias, Relação família-escola.Resumo
O presente artigo discute os limites e as possibilidades provocadas pelos efeitos da pandemia da covid-19 na educação da pequena infância. Trata-se de um exercício reflexivo, fundamentado nos Estudos da Infância, em diálogo com nossas pesquisas etnográficas com crianças pequenas. Temos o objetivo de problematizar alguns paradoxos da tríade crianças, famílias e escolas, visibilizando seus dilemas e contradições. Nesse movimento de ruptura e criação de novos paradigmas, destacamos alguns princípios e o compromisso ético-político e epistêmico assumidos na educação das infâncias. A discussão evidencia a necessidade de construção de vínculos afetivos e alteritários na relação família e escola, potencializando esses tempos de incertezas como um tempo, também, de criação.Referências
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