QUANDO MERGULHEI NO MAR DA PRÁTICA EDUCATIVA JÁ NÃO PUDE MAIS VOLTAR À SUPERFÍCIE: UM RELATO SOBRE O CONECTAR DA EDUCAÇÃO OCIDENTAL E ORIENTAL A PARTIR DO OLHAR DE UMA ACADÊMICA DO CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2019.45760Keywords:
Educação, Yoga, MovimentoAbstract
Este relato de experiência se propõe a refletir em que medida o diálogo entre práticas educativas de diferentes visões podem se complementar e originar um importante processo de encontro entre uma pessoa e sua atuação no mundo enquanto docente. Convida a um navegar mais íntimo sobre o que acontece interna (mente/emoções) e externamente (na relação consigo e com o espaço externo) nos corpos que adentram as portas dos cursos de bacharelado em Educação Física, evidenciando que o/a bacharel também se faz professor/professora. Sendo assim, este texto tem como ponto de partida o olhar de uma bacharela em Educação Física de uma Universidade Pública Brasileira sobre seu processo formativo como professora e seu encontro com o sistema filosófico educativo do Yoga.
References
CONFEF. O que é Bacharelado e Licenciatura? Disponível em: <https://www.confef.org.br/confef/conteudo/1363>. Acesso em: 04 de Setembro de 2019.
DESIKACHAR, T.K.V. O Coração do Yoga. São Paulo: Editora Mantra, 2018.
DORIVAL, Caymmi. Suíte do Pescador. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/dorival-caymmi/45589/>. Acesso em: 04 de Outubro de 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.
WIKCIONÁRIO. Trans. Disponível em: <https://pt.wiktionary.org/wiki/trans->. Acesso em: 04 de Setembro de 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License