Desde Freire: cinquenta anos de Pedagogia do Oprimido e o feminismo no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2018.38026Palavras-chave:
opressão, feminismo, libertaçãoResumo
Esse artigo reúne uma síntese, de aspectos que as autoras já desenvolveram em outros textos, resultante de pesquisas, uma vez que ambas tem, ao longo dos anos, Paulo Freire como um referencial. Assim como traz resultados de estudos sobre as mulheres e seus movimentos, teóricos e práticos, de libertação, que foram ocorrendo através do processo histórico, tendo como recorte o Brasil. A perspectiva teórica adotada é a do materialismo histórico dialético, e o objetivo consiste em estabelecer relações entre a pedagogia do oprimido, de Paulo Freire, e a luta de libertação das mulheres. Atuar de forma articulada e coerente, nesta frente, demonstra uma compreensão profunda de que um novo Projeto de Sociedade requer homens e mulheres libertos de qualquer tipo de exploração, dominação, discriminação e de violência. Participar desta luta é o que nos faz sermos mulheres em processo de libertação porque descentradas, abertas e construtoras das possibilidades de instituição de um projeto de futuro para o Brasil e para a humanidade
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