A utopia possível: a paixão enquanto ato político

Autores

  • Lia Ciomar Faria UERJ/Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2017.31713

Palavras-chave:

Darcy Ribeiro, CIEPs e Rio de Janeiro

Resumo

O presente artigo busca identificar as marcas da proposta dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEP), recuperando, em particular, o cenário político da redemocratização naquele período (1983-1988). No caso em tela, o fio condutor são os aspectos políticos e históricos que dão forma a proposta elaborada e implantada por Darcy Ribeiro r Leonel Brizola. Desta forma, nosso foco recai sobre o processo de construção do pensamento educacional das décadas 1960 a 1980, em meio a suas contradições, intentando identificar rupturas e permanências circulantes no imaginário educacional fluminense. Ao destacar o multifacetado cenário político-cultural que viu surgir o projeto darcyniano, espero haver registrado eixos norteadores que sirvam de campo para futuras pesquisas acerca da genealogia da escola pública fluminense, contribuindo assim, a partir da análise de alguns lugares de memória, com a produção da historiografia da educação brasileira.

Biografia do Autor

Lia Ciomar Faria, UERJ/Faculdade de Educação

Professora associada de graduação e pós-graduação da UERJ/PROPED. Pós-doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (2012) e em Ciência Política pelo IUPERJ (2008).

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Publicado

16-12-2017

Como Citar

FARIA, Lia Ciomar. A utopia possível: a paixão enquanto ato político. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 98–112, 2017. DOI: 10.12957/riae.2017.31713. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/31713. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático