APROXIMAÇÃO ENTRE CRIANÇA E LEITURA: O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2017.29890Palabras clave:
Leitura, Gêneros Textuais, Histórias em Quadrinhos, Formação de Docente.Resumen
Objetiva-se com este trabalho apresentar uma metodologia do uso de HQ aplicada no ensino fundamental, sendo este um atraente gênero textual que o professor dispõe para incentivar o hábito e o prazer pela leitura. Para isso, baseou-se, principalmente, em: Campos e Lomblogia (1984), PCN (1998), PROFORMAR (2003), e Freire (1996) que colocam os pontos positivos no uso de HQ como recurso de ensino e o incentivo à leitura. Constata-se que: a) o uso desse gênero textual em sala de aula requer do professor formação sólida; b) as HQ possuem características únicas que atraem e conquistam seus leitores; e c) sua utilização na escola e no processo de incentivo à leitura requer do professor: compromisso com as práticas pedagógicas, domínio desse gênero, planejamento e criatividade.
Citas
BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico. São Paulo: Editora Loyola, 2007.
BRASIL, Ministério da Educação e Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa – 5ª a 8ª Séries. Brasília, 2000.
BRASIL, Ministério da Educação e Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa – 5ª a 8ª Séries. Brasília, 1998.
CAMPOS, M. de F. H; LOMBLOGIA, R. HQ: uma manifestação de arte. In: LYTEN, Sônia M. B. (org). Histórias em quadrinhos: leitura crítica. São Paulo: Paulinas, 1984.
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete temas transversais. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/temas-transversais/>. Acesso em 30 de set. 2017.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. Paulo Freire. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GADOTTI, Moacir. Paulo Freire: Uma Biobibliografia, São Paulo, 1996.
LUYTEN, Sonia M. Bibe. HQ como Prática Pedagógica. In: _______. Histórias em quadrinhos: leitura crítica. São Paulo: Paulinas, 1984a.
VERGUEIRO, Waldomiro. A linguagem dos quadrinhos: uma “alfabetização” necessária. In: RAMA, Ângela; VERGUEIRO, Waldomiro. (orgs). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional