AS HISTÓRIAS DE SALA DE AULA NA FORMAÇÃO ACADÊMICO- PROFISSIONAL DE PROFESSORES NO PIBID/FURG
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.25697Palavras-chave:
Formação de Professores, Escrita Narrativa, Roda de Formação.Resumo
Apresenta-se a história construída na formação de professores no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) desde o ano de 2009. O presente texto centra-se no processo de escrita de histórias de sala de aula nas Rodas de formação acadêmico-profissional de professores e licenciandos (DINIZ-PEREIRA, 2011, SOUZA, 2011), sendo uma das atividades proposta no âmbito do PIBID/Institucional da FURG. Abordam-se os pressupostos teóricos e metodológicos no processo de escrita de histórias de sala de aula, centrado na escrita narrativa como modo de se constituir professor em Rodas de Formação (CLANDININ; CONNELLY, 2011, SOUZA, 2011). Os resultados de uma avaliação online proposta no âmbito do PIBID/Institucional na FURG no ano de 2012 são discutidos como modo de perceber a contribuição do PIBID e a importância das histórias de sala de aula para licenciandos e professores participantes do processo de formação. Argumenta-se a importância de continuidade e reconhecimento do PIBID como política de formação de professores, a partir da potência das Rodas de Formação, das histórias de sala de aula vividas na sala de aula, das aprendizagens e do trabalho colaborativo na formação docente.
Referências
CLANDININ, Jean; CONNELLY, Michael. Pesquisa Narrativa: experiência e história de pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A prática como componente curricular na formação de professores. Educação. Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 203-218, maio/ago. 2011.
DORNELES, A. A bordadura da sala de aula de Química em Rodas de Formação. Curitiba:
Editora Appris, 2013.
DORNELES, A.; GALIAZZI, M.C. Histórias de Sala de Aula de Professoras de Química: Partilha de Saberes e de Experiências nas Rodas de Formação do PIBID/FURG. Química Nova na Escola, vol. 34, n° 4, p. 256-265, nov., 2012.
GALIAZZI, Maria do Carmo.; PAULITSCH, Vivian. (orgs). Álbum do PIBID/FURG. Rio Grande: Editora da FURG: 2011.
GALIAZZI, Maria do Carmo.; PAULITSCH, Vivian.; COLARES, Ioni (orgs). Álbum do PIBID/ FURG. Rio Grande: Editora da FURG: 2012.
GALIAZZI, Maria do Carmo.; PAULITSCH, Vivian.; COLARES, Ioni (orgs). Álbum do PIBID/ FURG. Rio Grande: Editora da FURG: 2013.
GALIAZZI, Maria do Carmo.; PAULITSCH, Vivian.; COLARES, Ioni (orgs). Álbum do PIBID/ FURG. Rio Grande: Editora da FURG: 2014.
MORAES, Roque. GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.
SOUZA, Moacir. Histórias de Professores de Química em Rodas de Formação em Rede: colcha de retalhos tecida em partilhas (d)e narrativas. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.
SUAREZ, Daniel. A documentação narrativa de experiências pedagógicas como estratégia de pesquisa-ação-formação de docentes. In: PASSEGI, Maria da Conceição, BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre. Narrativas de formação e saberes biográficos. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo, SP: Paulus, 2008.
WARSCHAUER, Cecília. Rodas em Rede: oportunidades formativas na escola e fora dela. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional