MEMÓRIAS SENTIMENTAIS (E CRÍTICAS) DE UM PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: O PONTO DE VISTA DO PIBID HISTÓRIA UFF 2014
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.25694Palavras-chave:
Cultura escolar. Formação de professores. Iniciação à docência. PIBID de História. Relação universidade / escolaResumo
O presente trabalho reflete, antes de mais nada, o modo de inserção de um coordenador de área do PIBID no próprio Programa e a maneira pela qual ele produz sentidos, se apropria e compartilha significados coletivamente mobilizados. Discute a formação de professores sob a perspectiva estratégica da iniciação à docência como eixo articulador e finalidade principal do PIBID. Sugere que o Programa agrega valores novos à formação implementada pelos cursos de licenciatura em ambiente universitário, tradicionalmente subordinados ao bacharelado, tais como a centralidade da reflexão sobre a prática e o horizonte da educação e do ensino escolar. Conclui pela multiplicidade de PIBIDs em face da diversidade de experiências formativas vinculadas às áreas de conhecimento.
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