O PROCESSO DE ESCRITA AUTOBIOGRÁFICA DURANTE A PRODUÇÃO DE UM MEMORIAL DE FORMAÇÃO NO MESTRADO EM EDUCAÇÃO – FFP/UERJ
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.25513Keywords:
memorial de formação – escrita autobiográfica – narrativas de siAbstract
O presente artigo aborda o processo de construção de um memorial de formação como capítulo integrante de uma dissertação de Mestrado e tem como objetivo apresentar considerações sobre esse processo de construção e desconstrução de concepções do que seria uma escrita acadêmica. Referenciais teóricos importantes são convidados a dialogar com a obra, na defesa de uma escrita autobiográfica, segundo a qual o trabalho com narrativas docentes apresenta-se como uma tentativa de ruptura com o que é estabelecido hegemonicamente. O processo de escrita autobiográfica requer um olhar atento para dentro de si, na tentativa de ressignificação de nossa própria existência enquanto pessoas, o que consequentemente influenciará nossa atuação profissional.
References
ARAUJO, Antonio Silva de. Memorial: as experiências que nos passam e influenciam a construção de nossa subjetividade. Texto memorialístico parte da dissertação do curso de mestrado, ainda não concluída. São Gonçalo: FFP/UERJ, mimeo, p.1-25, 2016.
ARAUJO, Mairce da Silva; MORAIS, Jacqueline de Fátima dos Santos. A memória que nos contam: narrativas orais e escritas como dispositivo de formação docente. Interfaces da Educ., Paranaíba, v.4, n.10, p.134-148, 2013.
BENJAMIN, Walter. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. Obras Escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 3 ed., 1987.
GARCIA, Regina Leite. Para que investigamos - Para quem escrevemos: reflexões sobre a responsabilidade social do pesquisador. In: ______. (Org.). Para quem pesquisamos: Para quem escrevemos: o impasse dos intelectuais. São Paulo: Cortez, 2001.
LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e sobre o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Edição n. 19, p.20-28, jan-abr, 2002.
MORAIS, Jacqueline de Fátima dos Santos. A escrita de si em memoriais de formação. In: V Congresso de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – São Gonçalo. São Gonçalo: Botelho Editora, 2008. Disponível em: http://www.filologia.org.br/cluerj-sg/anais/v/completos%5Ccomunicacoes%5CJaqueline%20de%20F%C3%A1tima%20dos%20Santos%20Morais.pdf Acesso em:14 de junho de 2016.
NÓVOA, Antônio (Org). Vida de Professores. Portugal: Porto Editora, 1992.
SOUZA, Eliseu Clementino. (Auto)biografia, histórias de vida práticas de formação. Memória e Formação de Professores [online]. Salvador: EDUFBA, p.58-74, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License