MICROAÇÕES AFIRMATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – DIÁLOGOS COM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2015.14140Palavras-chave:
microações afirmativas, práticas pedagógicas, relações étnico-raciais,Resumo
Este artigo traz ao diálogo situações cotidianas oriundas da prática pedagógica que possibilitaram aprofundar a compreensão sobre o papel docente na efetivação de “microações afirmativas”, ou seja, na construção de uma prática pedagógica antirracista. A pesquisa desenvolvida durante um Mestrado em Educação buscou refletir sobre o processo de construção identitária de uma professora negra e investigar os limites e as possibilidades das contribuições da prática pedagógica para a construção de uma identidade étnico-racial de crianças pequenas, em uma escola pública. As reflexões produzidas ao longo da investigação contribuíram tanto para desvendar, quanto para enfrentar desafios teórico-práticos, que continuam a se colocar na escola e na sociedade brasileira, para a construção de referenciais positivos para a população negra.
Referências
Referências Bibliográficas
ARAÚJO, Mairce da Silva. “Cenas do cotidiano de uma escola pública: olhando a escola pelo avesso”. In: GARCIA, R.L. (org.) Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro, DP&A Editora, 2003.
________ (Auto)formação docente e práticas interculturais: pistas para a construção de uma escola mais democrática In: Educação, justiça e Solidariedade na construção da paz. Chaves - Portugal : Associação Portuguesa de Animação e Pedagogia, 2010, v.1, p. 330-340.
BÂ, Amadou Hampâté. A tradição viva. In: KI-ZERBO, J. (org.). História Geral da África. São Paulo: Ática. 1982.
________. Amkoullel, o menino fula. São Paulo: Palas Athena: Casa das Áfricas. 2003.
BRASIL. MEC. SEPPIR. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações etnicorraciais e para o ensino de historia e cultura afrobrasileira e africana. 2009.
________. Parecer CNE/CP nº 3. 2004.
COSTA, Madu. Meninas Negras. Mazza Edições. Belo Horizonte, 2005.
CUNHA JR, Henrique. NTU. Revista Espaço Acadêmico, nº 108 – maio, 2012.
ESTEBAN, Maria Teresa, ZACCUR, Edwiges. (orgs.). Professora-pesquisadora – uma práxis em construção. Rio de Janeiro: DP&A. 125p. (Coleção O sentido da Escola), 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra. 23ª reimpressão. 184p. Coleção: O mundo, hoje, v. 21. 1996.
GOMES, Nilma Lino. Sem perder a raiz – Corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
_______“Alguns termos e conceitos presentes no embate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão”. In: Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal nº10.639/03. Secretaria de Educação continuada. Alfabetização e diversidade. – Brasília: Ministério da Educação, 2006.
GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. A Lei nº 10.639/2003 e a Formação Docente: Desafios e Conquistas. In: JESUS, Regina de Fatima de, ARAÚJO, Mairce da Silva, CUNHA Jr. Henrique. (orgs.) Dez Anos da Lei Nº 10.639/03 – Memórias e Perspectivas. Fortaleza: Edições UFC, 2013. (Coleção Diálogos intempestivos)
JESUS, Regina de Fatima de. Micro-ações afirmativas – possibilidades de superação da desigualdade étnico-racial nos cotidianos escolares In: VI Congresso Brasileiro de História da Educação, Vitória - ES. Invenção, Tradição e Escritas da História da Educação no Brasil. Vitória - ES: SBHE, 2011. v.001. p.001 – 014. 2011,
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez. 2004.
KAERCHER, Gládis E. P. Silva e ZEN, Maria I Dalla. Leituras de crianças sobre a diferença étnico-racial. 2010. http://www.anped.org.br/app/webroot/34reuniao/images/trabalhos/GT13/GT13-560%20int.pdf Acessado em junho de 2013.
MÜLLER, Tânia Mara Pedroso. Branca cor: a criança idealizada pela imprensa. In: ________; OLIVEIRA (orgs.). O negro na contemporaneidade e suas demandas. Cadernos Penesbe – Periódico do Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira – FEUFF Rio de Janeiro/Niterói (n.10) (janeiro/junho 2008/2010)
MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
NÓVOA, António. Os Professores e as Histórias da sua Vida. (p. 11-30). In: _______. (org.) Vidas de Professores. Porto: Porto, 1992.
ROCHA, Margarida de Carvalho. Pedagogia da diferença: a tradição oral africana como subsídio para a prática pedagógica brasileira. Belo Horizonte: Nandyala, 2009 .
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia dos saberes. In: _______; MENESES, M. P. (org). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Estudos Afro-Brasileiros: africanidades e cidadania. In: ABRAMOWICS, Anete; GOMES, Nilma Lino. (orgs.). (p 37-54). Educação e raça – perspectivas políticas, pedagógicas e estéticas. Belo Horizonte: Autêntica. 2010.
SOUZA, Elizeu Clementino. Memoriais (auto)biográficos, profissionalização docente e identidade: histórias de vida e formação na pós-graduação. In: PASSEGGI, Maria da Conceição, BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre (orgs.) Memórias, memoriais: pesquisa e formação docente. São Paulo: Paulus, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional