A poesia de Manoel de Barros: cartografando territórios
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2015.11691Palavras-chave:
Cartografia, Devir, Manoel de Barros,Resumo
Doi: 10.12957/riae.2015.11691
Somos afetados o tempo todo. Forças oriundas da rua, do vento e do tempo. Entregar-se ao tempo não linear é certamente o desafio que junto ao poeta Manoel de Barros nos propomos nesse ensaio. As experimentações e subjetividades ímpares que pulsam, tocam, exprimem e fissuram barreiras do silêncio. Nesse trajeto abrigamos na mala a seguinte problemática: de que modo às sutilezas do devir infantil podem ser cartografadas em um espaço escolarizado? O devir sem demarcações de temporalidade e circunstâncias. Conexões e fluxos que fazem e desfazem mundos. Escolhemos o método da cartografia para nos enveredarmos pelas tramas da pesquisa. Estar à espreita, acolher o inusitado, fazer alianças com as insignificâncias, é disso que se trata.
Referências
A INVENÇÃO da infância. Youtube. Disponível em: <http://www.youtube.com/
watch?v=AaSQ7HeUugU>. Acesso em: 24 abr. 2014.
ARIÉS, Philippe. História Social da Criança e da Família. LTC EDITORA, Rio de Janeiro, 1981.
BARROS, Manoel de. Memórias Inventadas: as infâncias de Manoel de Barros/iluminuras de Martha Barros. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2008.
_________. Livro sobre o nada. Biblioteca Manoel de Barros[coleção]/Manoel de Barros. São Paulo: LeYa,1996.
_________. Só dez por cento é mentira.2008.Disponível em: <http://www.youtube.
com/watch?v=XCMczEBuII4>. Acesso em: 4 maio 2014.
BARROS,Manoel. Poemas concebidos sem pecado.(1937) Biblioteca Manoel de Barros [coleção]/Manoel de Barros. São Paulo: LeYa,2013.
BEDIN DA COSTA, Luciano. Cartografia: uma outra forma de pesquisar. Setrem Faculdade Três de Maio. Aula ministrada pelo professor Luciano Bedin da Costa na Universidade Setrem.
BEDIN DA COSTA, Luciano. Cartografias Infantis. Setrem Faculdade Três de Maio. Aula ministrada pelo professor Luciano Bedin da Costa na Universidade Setrem.
CEZAR,Claudia Zimmer de Cerqueira. Série Cartografia do Meio e Outros
Meios .Porto Alegre,v.11,n.2,jul./dez.2008. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/
InfEducTeoriaPratica/article/view/8119>. Acesso em: 16 maio 2014.
CORAZZA, Sandra Mara. Uma vida de Professora. Sandra Mara Corazza. Izuí:Ed.Unijuí,2005.-144p.
_________. Sandra Mara. Infancionática: dois exercícios de ficção e algumas práticas de artifícios. In: CORAZZA, Sandra; TADEU, Tomaz. Composições. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, p. 89-129.
DELEUZE, Gilles. Diálogos. Gilles Deleuze, Claire Parnet;tradução de Eloisa Araújo Ribeiro.São Pãulo: Editora Escuta, 1998.
DELEUZE, Gilles. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. vol.4. Gilles Deleuze; Félix Guatarri. Tradução de Suely Rolnick. São Paulo: ed.34,1997.
DÍAZ, Dora Lilia Marín. Morte da Infância Moderna ou Construção da Quimera infantil? Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, 2010. Disponível em:
//educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S010031432010000300012&script=sci_arttext>. Acesso em:15 maio 2014.
FONSECA, Tania Maria Galli. Cartografia e devires: a construção do presente (org). Porto Alegre: Ed.UFRGS, 2003.
GALEANO, Eduardo. Um mar de fueguitos.Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=DaU1Pv4u1ws.>. Acesso: 13 maio 2014.
JÓDAR, Francisco. Devir-Criança:experimentar e explorar outra educação. Revista: Educação e Realidade, julho/dezembro,2002. Disponível em:< http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25914>. Acesso em: 22 maio 2014.
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Texto de Jorge Larrosa, tradução de Alfredo Veiga Neto, 5.ed. Belo Horizonte; Autêntica, 2010.
LINHARES, Andrea Regina Fernandes. Memórias Inventadas: Figurações do sujeito na escrita autobiográfica de Manoel de Barros. Mestrado em História da Literatura. Fundação Universidade do Rio Grande./Julho de2006.
LISPECTOR,Clarice. Menino a bico de pena.1969. Publicado no Instituto de Psicologia. Disponível em: <http://www.ip.usp.br/portal/index.php?option=com
_content&view=article&id=4395%3Aconto-qmenino-a-bico-de-penaq-clarice-lispector-18101969&catid=409%3Aarquivo-ip&Itemid=220&lang=pt>. Acesso em: 31 mar. 2014.
MUNHOZ, Angélica Vier. Diálogos na pedagogia: coletâneas. Angélica Vier Munhoz (Org.). Lajeado: Ed.UNIVATES, 2012.
NETO, Miguel Sanches. Achados do chão. Editora UEPG. Paraná, 1997.
OLEGÁRIO, Fabiane. Rastros das linhas menores de escrita. Dissertação (Mestrado). Universidade de Santa Cruz do Sul, 2011. Disponível em: <http://btd.unisc.br/Dissertacoes/FabianeOlegario.pdf>. Acesso em: 21 maio 2014.
PASSOS, Eduardo. Pistas do método da cartografia: Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade (Orgs). Eduardo Passos, Virgínia Kastrup e Liliana da Escóssia. Porto Alegre:Sulina,2009.
ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Suely Rolnik. Porto Alegre:Sulina, 2006.
WALTER, O. Kohan (org.) Lugares da infância: filosofia. Rio de Janeiro : DP&A, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional