Os pequenos curumins:
o estado do conhecimento da produção científica sobre crianças indígenas
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.78870Palavras-chave:
infância indígena, criança indígena, estado do conhecimentoResumo
Esta revisão sistemática objetivou apresentar o estado do conhecimento de estudos sobre crianças indígenas. Para isso, foram realizadas buscas nas seguintes bases de dados: Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, portal de periódicos da Capes e portal SciELO, com refinamento nos anos de 2018 a 2022 e sendo ainda aplicados outros critérios de inclusão e exclusão. O resultado após análise resultou em 15 trabalhos, os quais foram divididos em três categorias, quais sejam: cultura, ensinamentos e ludicidade indígenas; educação escolar indígena; e formação de professores indígenas. Concluiu-se que os dados obtidos dão pistas sobre quais pesquisas na área estão sendo realizadas acerca de crianças indígenas, além de poder referenciar futuras pesquisas sobre a temática e ações de desenvolvimento político, social e educacional nesse contexto.
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