Os pequenos curumins:

o estado do conhecimento da produção científica sobre crianças indígenas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.78870

Palavras-chave:

infância indígena, criança indígena, estado do conhecimento

Resumo

Esta revisão sistemática objetivou apresentar o estado do conhecimento de estudos sobre crianças indígenas. Para isso, foram realizadas buscas nas seguintes bases de dados: Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, portal de periódicos da Capes e portal SciELO, com refinamento nos anos de 2018 a 2022 e sendo ainda aplicados outros critérios de inclusão e exclusão. O resultado após análise resultou em 15 trabalhos, os quais foram divididos em três categorias, quais sejam: cultura, ensinamentos e ludicidade indígenas; educação escolar indígena; e formação de professores indígenas. Concluiu-se que os dados obtidos dão pistas sobre quais pesquisas na área estão sendo realizadas acerca de crianças indígenas, além de poder referenciar futuras pesquisas sobre a temática e ações de desenvolvimento político, social e educacional nesse contexto.

Downloads

Publicado

08-02-2024

Como Citar

PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; COSTA, Maria Aparecida Alves da; NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do. Os pequenos curumins: : o estado do conhecimento da produção científica sobre crianças indígenas. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 76, p. 42–55, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.78870. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/78870. Acesso em: 13 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua