Claudio Ulpiano:

a docência como obra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.78822

Palavras-chave:

Claudio Ulpiano, obra de ensino, docência

Resumo

O presente ensaio discute a docência como obra em Claudio Ulpiano (Rio de Janeiro, 1932 – 1999). Para tal, considera o material publicizado das e sobre as aulas – relatos de ex-alunos/as, depoimentos de participantes dos encontros, textos, vídeos, sites, áudios – que possa revelar uma forma de ensinar filosofia característica desse professor. Defende a hipótese de que o acontecimento-aula dinamiza o conceito e, portanto, que o exercício da docência em Ulpiano se constitui como obra reverberada na presença. No devir da ação e da palavra, o encontro/aula possibilita uma extensão com e além do conteúdo partilhado, com e além do espaço-tempo de sua realização. Tomada como obra, a realização da docência viabiliza um legado passível de ser disseminado, continuado e transformado. Assim, da experiência de ensino em Claudio Ulpiano, discorre sobre a busca didática por conjugar inteligência e intuição, razão e emoção, conteúdo e experiência de mundo. Conclui-se com a defesa da obra de docência como indispensável à experiência acadêmica.

Biografia do Autor

Bárbara Romeika Rodrigues Marques, UFJF Cefet/RJ

 

 

 

Downloads

Publicado

08-02-2024

Como Citar

MARQUES, Bárbara Romeika Rodrigues. Claudio Ulpiano: : a docência como obra. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 76, p. 438–449, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.78822. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/78822. Acesso em: 19 jun. 2025.

Edição

Seção

Em Pauta