Claudio Ulpiano:
a docência como obra
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.78822Palavras-chave:
Claudio Ulpiano, obra de ensino, docênciaResumo
O presente ensaio discute a docência como obra em Claudio Ulpiano (Rio de Janeiro, 1932 – 1999). Para tal, considera o material publicizado das e sobre as aulas – relatos de ex-alunos/as, depoimentos de participantes dos encontros, textos, vídeos, sites, áudios – que possa revelar uma forma de ensinar filosofia característica desse professor. Defende a hipótese de que o acontecimento-aula dinamiza o conceito e, portanto, que o exercício da docência em Ulpiano se constitui como obra reverberada na presença. No devir da ação e da palavra, o encontro/aula possibilita uma extensão com e além do conteúdo partilhado, com e além do espaço-tempo de sua realização. Tomada como obra, a realização da docência viabiliza um legado passível de ser disseminado, continuado e transformado. Assim, da experiência de ensino em Claudio Ulpiano, discorre sobre a busca didática por conjugar inteligência e intuição, razão e emoção, conteúdo e experiência de mundo. Conclui-se com a defesa da obra de docência como indispensável à experiência acadêmica.
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