A relação entre docente de matemática e intérprete de Libras:
uma análise a partir de subjetividades e relações de poder
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.77756Palavras-chave:
intérprete de Libras, professor de matemática, relação profissionalResumo
A presente investigação se insere no estudo da relação entre dois profissionais que participam diretamente no processo de ensino de matemática a estudantes surdos em escolas regulares, a saber, o docente de matemática e o intérprete de Libras. O objetivo do estudo consiste em analisar as relações constituídas entre docentes de matemática e intérpretes de Libras. Para fundamentar os conceitos-chaves da pesquisa optou-se pela concepção pós-estruturalista que vêm, assim, conferir potência às discussões através da apreciação das historicidades, dos devires em jogo. O lastro teórico da pesquisa se firma, portanto, numa rede entre autores da abordagem pós-estruturalista, estudiosos da inclusão e educação de surdos, dentre eles, Deleuze (2006), Quadros (1997). Esta investigação possui abordagem qualitativa e tem como cerne dos procedimentos metodológicos a observação direta em aulas de matemática que dispõem de intérpretes de Libras e entrevistas semiestruturadas com os professores de matemática e os intérpretes de Libras das salas de aula observadas. Após a coleta de dados, realizou-se a análise de discurso a partir do contato com esse universo que estuda o discurso e o percebe como a palavra em movimento, em curso. Percebemos durante a pesquisa, a provisoriedade de pessoas e contextos e, assimetrias em saberes e poderes evidenciados nas relações de poder estabelecidas entre os participantes.
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