Conversas sobre ensinagem, exercícios de a/r/tistagem:

encontros e trocas na docência universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.76689

Palavras-chave:

docência, formação de professores/as, a/r/tografia

Resumo

O ensaio discute as questões que emergiram durante uma pesquisa de pós-doutorado que teve por objeto de estudo as práticas docentes. As autoras enfatizam a relevância de uma abordagem integrada entre o ensino universitário, a pesquisa e a extensão. A argumentação é sustentada a partir dos conceitos de ensinagem, artistagem e integridade docente, desenvolvidos pelas estudiosas Léa Anastasiou, Sandra Mara Corazza e bell hooks. Para conduzir este estudo/esta pesquisa, as autoras adotam a metodologia da a/r/tografia, segundo a qual a produção artística é mobilizada como elemento condutor de uma investigação voltada para as atividades educativas. A adoção desse enfoque possibilitou às autoras afirmarem a docência universitária como um processo criativo, ético e estético. Por fim, o texto aborda a importância da colaboração entre docentes formadores/as, a necessidade de uma revisão da formação pedagógica no ensino superior e o reconhecimento da valorização de uma docência que seja marcada pela criatividade, pela reflexividade e pelo compromisso com a construção de conhecimentos e práticas transformadoras.

Downloads

Publicado

08-02-2024

Como Citar

BUENO, Zuleika de Paula; DE SOUSA LIMA, Ângela Maria. Conversas sobre ensinagem, exercícios de a/r/tistagem:: encontros e trocas na docência universitária. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 25, n. 76, p. 125–137, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.76689. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/76689. Acesso em: 23 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua