O estudo do currículo na formação inicial de professores de química da UFJF
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.75993Palavras-chave:
currículo, formação inicial de professores, ensino de químicaResumo
O currículo é parte essencial do processo de ensino e de aprendizagem e, por isso, deve ter suas bases fundamentadas durante sua elaboração e aplicação. A fundamentação, as concepções e teorias das quais os currículos escolares estão imbuídos, interferem na prática docente. Dessa forma, é na formação inicial que os licenciandos devem encontrar espaços para refletir, discutir e pensar em propostas curriculares que se articulem com as demandas das instituições escolares. Para investigar quais são esses espaços, analisamos as disciplinas que apresentam indícios de que o estudo, a reflexão e a discussão sobre currículo podem acontecer e averiguamos como se consolidaram ao longo das reformas curriculares. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa, tendo como objeto de estudo, os fluxogramas, ementas e conteúdos das disciplinas dos cursos presenciais de licenciatura em química da Universidade Federal de Juiz de Fora. Os resultados apontaram que no decorrer dos anos, houve disciplinas com potencial para o estudo do currículo, contudo, apenas uma se dedica exclusivamente ao estudo desse documento. Esses dados indicam que é preciso ampliar os espaços para o estudo dos currículos da educação básica, assim como para a construção dos saberes curriculares dos licenciandos em química.
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