Uma correção nos dados de matrículas de alunos com altas habilidades/superdotação de 2019:
propostas para melhorar os registros
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.75111Palavras-chave:
matrículas, censo escolar, altas habilidades/superdotaçãoResumo
Este artigo, que usa como metodologia a análise qualitativa e quantitativa de dados, tem como objetivo responder à causa do explosivo aumento do número de matrículas de alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD) em 2019, comparativamente ao ano de 2018, segundo os dados divulgados no Censo Escolar e na Sinopse Estatística da Educação Básica. Conforme demonstrado no artigo, o número de matrículas de alunos com AH/SD para São Paulo, em 2019, não foi de 32.638 registros, mas de apenas 1.932. Assim, o número dessas matrículas para o Brasil, no mesmo ano, não foi 54.359 e, sim, 23.653 registros. Este superdimensionamento ocorreu por problemas no cômputo dos dados pelas Diretorias de Ensino da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Essas correções e atualizações ainda não foram feitas no Censo Escolar nem na Sinopse Estatística da Educação Básica. Neste contexto, o artigo aponta algumas fragilidades, falhas e problemas com os sistemas de coleta e de registros de dados para o cômputo dos números de matrículas de alunos com AH/SD no Censo Escolar. Ainda discute algumas medidas que poderiam ser adotadas para melhorar a eficiência, qualidade e precisão desses sistemas.
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