Criatividade em artes visuais no contexto de altas habilidades/ superdotação
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2024.72231Palavras-chave:
criatividade, artes visuais, altas habilidades/superdotaçãoResumo
O artigo apresenta recorte de tese de Doutorado em Educação, com ênfase na Educação Especial e Inclusiva, abordando a criatividade, as artes visuais e as altas habilidades/superdotação (AH/SD). A pesquisa objetivou investigar, na perspectiva de especialistas em artes visuais, a criatividade em educandos identificados e em processo de identificação nas AH/SD no Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S). Trata-se de pesquisa qualitativa com delineamento de pesquisa-ação, que se realizou por meio de um curso denominado Artexpansões, em que a leitura de imagem suscitou vivências de pintura e colagem, visando estimular a criatividade dos educandos. Os produtos derivados do fazer artístico, elaborados pelos sujeitos, foram avaliados por especialistas em artes visuais quanto à visualidade e à criatividade. Os produtos considerados criativos, de forma unânime, constituíram o cerne das análises deste recorte de pesquisa. Como resultado, os especialistas evidenciaram elementos que permearam as distintas composições dos sujeitos e confirmaram a expressão da criatividade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.