Criatividade em artes visuais no contexto de altas habilidades/ superdotação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2024.72231

Palavras-chave:

criatividade, artes visuais, altas habilidades/superdotação

Resumo

O artigo apresenta recorte de tese de Doutorado em Educação, com ênfase na Educação Especial e Inclusiva, abordando a criatividade, as artes visuais e as altas habilidades/superdotação (AH/SD). A pesquisa objetivou investigar, na perspectiva de especialistas em artes visuais, a criatividade em educandos identificados e em processo de identificação nas AH/SD no Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S). Trata-se de pesquisa qualitativa com delineamento de pesquisa-ação, que se realizou por meio de um curso denominado Artexpansões, em que a leitura de imagem suscitou vivências de pintura e colagem, visando estimular a criatividade dos educandos. Os produtos derivados do fazer artístico, elaborados pelos sujeitos, foram avaliados por especialistas em artes visuais quanto à visualidade e à criatividade. Os produtos considerados criativos, de forma unânime, constituíram o cerne das análises deste recorte de pesquisa. Como resultado, os especialistas evidenciaram elementos que permearam as distintas composições dos sujeitos e confirmaram a expressão da criatividade.

Downloads

Publicado

08-02-2024

Como Citar

Costa Pedrosa, C. T., & Fortes Lustosa, A. V. M. (2024). Criatividade em artes visuais no contexto de altas habilidades/ superdotação. Revista Teias, 25(76), 361–377. https://doi.org/10.12957/teias.2024.72231

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua