“A cruel pedagogia do vírus”: lições para compreendermos a crise causada pelo coronavírus e seus desdobramentos

Autores

  • Luthiane Miszak Valença de Oliveira Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.52346

Palavras-chave:

Coronavírus, crise, lições.

Resumo

Resumo

A resenha destaca as principais contribuições da obra: “A cruel pedagogia do vírus”, relevante ensaio escrito por Boaventura de Sousa Santos, no ano de 2020, em meio à crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Apresenta importantes lições que nos ajudam a compreender os efeitos da crise, bem como identificar as suas diversas causas e implicações ligadas ao cenário econômico, político e social em que vivemos. O autor também propõe alternativas viáveis, as quais indicam a necessidade de mudarmos a forma de nos relacionarmos com os diferentes seres vivos existentes no Planeta. A obra é de extrema relevância, pois nos ajuda a refletir sobre um tema mais que emergente e que tem alterado profundamente a nossa forma de ser, conviver, trabalhar, estudar e que coloca em xeque questões fundamentais em relação ao futuro da nossa existência.

 

Palavras-chave: coronavírus; crise; lições.

THE CRUEL VIRUS PEDADOGY:

Lessons to understand the crisis caused by the coronavirus and its consequences

Abstract

The review highlights the main contributions of the work: “The cruel pedagogy of the virus”, a relevant essay written by Boaventura de Sousa Santos, in 2020, in the midst of the crisis caused by the pandemic of the new coronavirus. It presents important issues that help us to understand the effects of the crisis, as well as to identify its various causes and implications related to the economic, political and social scenario in which we live. The author also proposes viable alternatives, which indicate the need to change the way we relate to the different living beings on the planet. The work is extremely relevant, as it helps us to reflect on a more than emerging theme that has profoundly altered the way we be, live, work, study and that calls into question fundamental questions in relation to the future of our existence.

 

Keywords: coronavirus; crisis; lessons.

LA CRUEL PEDAGOGÍA DEL VÍRUS:

Lecciones para comprendernos las crisis provocadas por el coronavirus y sus desarrollos

Resumen

La reseña destaca las contribuiciones principales de la obra: “A cruel pedagogia do vírus”, importante estúdio escrito por Boaventura de Sousa Santos, en 2020, em torno de las crisis provocada por pandemia del nuevo coronavirus. La obra apresenta lecciones importantes que nos ayudam a compreender los efectos de las crisis, así como identificar sus distintas causas y efectos vinculados al actual escenari econômico, político y social en que vivimos. El escritor tambíén propone alternativas viables, que indican lo necessário para mudarmos la forma de relación com los distintos seres existentes em el Planeta. La obra es muy relevante, pues nos ayuda a refletir sobre el tema em cuestion que modificó nuestra forma de ser, convivir, trabajar, estudiar y que há puesto em duda el futuro de nuestra existência.

 

Palabras clave: coronavirus; crisis; lecciones.

Biografia do Autor

Luthiane Miszak Valença de Oliveira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS. Docente da Rede Estadual e Municipal de Ensino em Santo Ângelo, RS. Realiza pesquisa nos seguintes temas: currículo, ensino médio e políticas educacionais.

Downloads

Publicado

22-08-2020

Como Citar

MISZAK VALENÇA DE OLIVEIRA, Luthiane. “A cruel pedagogia do vírus”: lições para compreendermos a crise causada pelo coronavírus e seus desdobramentos. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, p. 287–290, 2020. DOI: 10.12957/teias.2020.52346. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/52346. Acesso em: 12 dez. 2024.

Edição

Seção

Resenhas