O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS PARA O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA

Autores

  • Degiane da Silva Farias Universidade Federal do Pará campus Bragança
  • Mayara de Oliveira Vieira Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.48655

Palavras-chave:

inclusão escolar, Tecnologia Assistiva, formação continuada

Resumo

O artigo reflete sobre a constituição do processo de formação continuada de professores para o uso da Tecnologia Assistiva — conjunto de equipamentos, recursos e serviços que oferecem condições às pessoas com deficiência para que tenham maior independência e autonomia e, ainda, promovem a inclusão. Pesquisa de abordagem qualitativa, sob os pressupostos de Minayo (2003), e adotando a abordagem exploratório-explicativa em Leopardi (2002) e Lakatos e Marconi (2011). A coleta de dados empregou o questionário T.A.E e a entrevista semiestruturada. Os dados foram tratados e discutidos com embasamento teórico da análise do conteúdo de Bardin (2010). A formulação teórica baseou-se em Tonolli e Bersch (2006); Libâneo (2001); Machado (2010); Hummel (2015), entre outros. O estudo trouxe como resultado denúncias relacionadas à ausência de materiais pedagógicos, equipamentos e formação voltada para a inclusão e para o uso de novas tecnologias, a exemplo da Tecnologia Assistiva, apontando para a urgência de fortalecer parcerias para a consolidação de um projeto de sociedade inclusiva, cuja marca é educar na diferença e pela diversidade.

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Publicado

27-02-2020

Como Citar

Farias, D. da S., & Vieira, M. de O. (2020). O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS PARA O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA. Revista Teias, 21(60), 121–142. https://doi.org/10.12957/teias.2020.48655

Edição

Seção

Redes Educativas e mediações digitais: tensões e insurgências de formação