O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS PARA O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA

Autores

  • Degiane da Silva Farias Universidade Federal do Pará campus Bragança
  • Mayara de Oliveira Vieira Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2020.48655

Palavras-chave:

inclusão escolar, Tecnologia Assistiva, formação continuada

Resumo

O artigo reflete sobre a constituição do processo de formação continuada de professores para o uso da Tecnologia Assistiva — conjunto de equipamentos, recursos e serviços que oferecem condições às pessoas com deficiência para que tenham maior independência e autonomia e, ainda, promovem a inclusão. Pesquisa de abordagem qualitativa, sob os pressupostos de Minayo (2003), e adotando a abordagem exploratório-explicativa em Leopardi (2002) e Lakatos e Marconi (2011). A coleta de dados empregou o questionário T.A.E e a entrevista semiestruturada. Os dados foram tratados e discutidos com embasamento teórico da análise do conteúdo de Bardin (2010). A formulação teórica baseou-se em Tonolli e Bersch (2006); Libâneo (2001); Machado (2010); Hummel (2015), entre outros. O estudo trouxe como resultado denúncias relacionadas à ausência de materiais pedagógicos, equipamentos e formação voltada para a inclusão e para o uso de novas tecnologias, a exemplo da Tecnologia Assistiva, apontando para a urgência de fortalecer parcerias para a consolidação de um projeto de sociedade inclusiva, cuja marca é educar na diferença e pela diversidade.

Downloads

Publicado

27-02-2020

Como Citar

FARIAS, Degiane da Silva; VIEIRA, Mayara de Oliveira. O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS PARA O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 21, n. 60, p. 121–142, 2020. DOI: 10.12957/teias.2020.48655. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/48655. Acesso em: 8 fev. 2025.

Edição

Seção

Redes Educativas e mediações digitais: tensões e insurgências de formação