OBSERVATÓRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E A EXPERIÊNCIA DO ESPÍRITO SANTO: A PESQUISA-FORMAÇÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS

Autores

  • Denise Meyrelles de Jesus Universidade Federal do Espirito Santo
  • Sonia Lopes Victor Universidade Federal do Espirito Santo
  • Alexandro Braga Vieira Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores – Caufes

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.25496

Palavras-chave:

Educação Especial, Formação de professores, Observatório de Educação Especial.

Resumo

Busca-se, nesse texto, dialogar com o Observatório Nacional de Educação Especial em seus desdobramentos no Espírito Santo. O estudo tomou a pesquisa-formação como o eixo condutor do processo. Participaram 52 professores especializados em Educação Especial, dentre professores e alunos da UFES. A formação teve a duração de 104 horas presenciais e 100 horas não presenciais. As análises evidenciaram a relevância do currículo da formação ser planejada por todos os participantes. Sinaliza-se a possibilidade de os profissionais se constituírem em mediadores de formação e que os conhecimentos foram mediados em nível de profundidade e problematizaram a realidade. Diz-se da relevância da pesquisa-formação para ressignificação de posturas docentes e significação como professores especializados.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2016.25496

Biografia do Autor

Denise Meyrelles de Jesus, Universidade Federal do Espirito Santo

Doutora em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação – Ufes. E-mail: jesusdenise@hotmail.com

Sonia Lopes Victor, Universidade Federal do Espirito Santo

Doutora em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação – Ufes. E-mail: sonia.victor@hotmail.com

Alexandro Braga Vieira, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores – Caufes

Doutor em Educação.  Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores – Caufes. E-mail: allexbraga@hotmail.com

Downloads

Publicado

10-09-2016

Como Citar

DE JESUS, Denise Meyrelles; VICTOR, Sonia Lopes; VIEIRA, Alexandro Braga. OBSERVATÓRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E A EXPERIÊNCIA DO ESPÍRITO SANTO: A PESQUISA-FORMAÇÃO E SEUS DESDOBRAMENTOS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 17, n. 46, p. 23–39, 2016. DOI: 10.12957/teias.2016.25496. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/25496. Acesso em: 2 maio. 2025.