FORMAS DE PENSAR AS DIFERENÇAS NAS PRÁTICAS CURRICULARES... MARCAS DA GLOBALIZAÇÃO
Palavras-chave:
currículo, diferença, globalizaçãoResumo
As relações entre educação e cultura exigem hoje um exame atento das concepções que balizam suas formulações no âmbito escolar. Neste estudo, analisamos como as políticas do processo de globalização vêm influenciando as (des)igualdades socioculturais. Para isso, desenvolvemos uma discussão dentro da abordagem neoliberal e da globalização, de forma a compreender como as políticas educacionais vêm sendo guiadas por mecanismos de (des)igualização. Num segundo momento, tendo como foco as práticas curriculares sob o olhar das diferenças e de como se produzem as exclusões no cotidiano escolar, trabalhamos as questões culturais dentro dos diversos fluxos da globalização. Argumentamos que os resultados e os reflexos da globalização não são um simples processo de homogeneização da política e da cultura feito de cima pra baixo, visto que, por mais unitárias e homogeneizantes que sejam as tentativas de governo dentro das políticas educacionais, sempre existe a possibilidade de estruturarmos diferentes estratégias e hibridizações no contexto da prática.Downloads
Publicado
05-10-2007
Como Citar
BARREIROS, Débora. FORMAS DE PENSAR AS DIFERENÇAS NAS PRÁTICAS CURRICULARES... MARCAS DA GLOBALIZAÇÃO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13-12, p. 13 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24619. Acesso em: 12 fev. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
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