MOBILIDADE EDUCACIONAL E A INTERNACIONALIZAÇÃO DOS ESTUDOS CURRICULARES

Autores

  • Antonio Flavio Barbosa Moreira
  • Rosane Karl Ramos

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2016.24601

Palavras-chave:

, internacionalização – currículo – transferência educacional - mobilidade

Resumo

O presente texto analisa o conceito de mobilidade educacional no campo do currículo, para além da categoria transferência educacional. Esse campo vem sendo caracterizado por um intenso processo de internacionalização, considerado um novo paradigma. O objetivo geral é analisar internacionalização e mobilidade buscando-se compreender as implicações dessas categorias para o campo na atualidade. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo, realizada com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Pode-se afirmar que as principais estratégias sugeridas pelos autores estudados incluem, dominantemente, a realização de pesquisas, entrevistas, eventos e publicações que reúnam investigadores de diferentes países, cuidando-se para não haja hegemonia de alguns.

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Publicado

12-04-2016

Como Citar

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; RAMOS, Rosane Karl. MOBILIDADE EDUCACIONAL E A INTERNACIONALIZAÇÃO DOS ESTUDOS CURRICULARES. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 17, n. 45, p. 163–175, 2016. DOI: 10.12957/teias.2016.24601. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24601. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua