IMAGINÁRIO MAFIOSO E EDUCAÇÃO ANTIMÁFIA: UMA PESQUISA NAS ESCOLAS ITALIANAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2016.24599Palavras-chave:
antimáfia, imaginário mafioso, corrupção, educação, Itália.Resumo
Nesse artigo apresentamos os principais resultados de uma pesquisa realizada pela Associação Italiana Antimáfia, Libera, em diferentes escolas do ensino médio localizadas em duas regiões do Norte da Itália: Piemonte e Lombardia. Realizou-se o levantamento por um questionário em rede autoadministrado. Aqui, apresentamos os resultados a respeito do conhecimento dos alunos sobre máfia e antimáfia em relação à mídia e às atividades de educação na escola; as percepções deles sobre a corrupção; a confiança deles nas instituições e as atitudes dos alunos em relação ao jogo de azar. Complementa o artigo uma análise textual das histórias escritas pelos alunos sobre a máfia. O principal resultado é o papel estratégico da educação antimáfia nos entendimentos e atitudes dos alunos.Downloads
Publicado
24-05-2016
Como Citar
RATTA-RINALDI, Francesca Della; IOPPOLO, Ludovica; RICOTTA, Giuseppe. IMAGINÁRIO MAFIOSO E EDUCAÇÃO ANTIMÁFIA: UMA PESQUISA NAS ESCOLAS ITALIANAS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 17, n. 45, p. 119–142, 2016. DOI: 10.12957/teias.2016.24599. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24599. Acesso em: 8 dez. 2024.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.