PROJETANDO IDEIAS A PARTIR DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS SOBRE FILMES
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2016.24583Palavras-chave:
Cinema. Ensino artístico. Materiais pedagógicos. Análise fílmica. Literacia fílmica.Resumo
Este artigo reflete sobre a coordenação da escrita dos textos de um encarte para educadores, com sugestões para apreciar melhor certos filmes. O encarte faz parte da Caixa Anjo Negro – Cineclube Mário Gusmão, produto idealizado pela professora Cyntia Nogueira e desenvolvido por estudantes dos cursos de Cinema e de Artes Visuais da UFRB. A iniciativa promove o acesso físico e simbólico do cinema baiano, a partir de um box que contém 4 DVDs com 43 curtas-metragens baianos, alguns extras e um catálogo com 27 críticas, além do encarte para educadores intitulado “Projetando ideias”. Trata-se de uma experiência da proposta triangular do ensino artístico (apreciar, contextualizar, produzir) com os estudantes de cinema. Sobretudo, eles aprenderam através do exercício de despertar o olhar do Outro.Downloads
Publicado
22-02-2016
Como Citar
DE ABREU, Ana Paula Nunes. PROJETANDO IDEIAS A PARTIR DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS SOBRE FILMES. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 17, n. 44, p. 119–133, 2016. DOI: 10.12957/teias.2016.24583. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24583. Acesso em: 16 fev. 2025.
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Em Pauta
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