ANÁLISE DE CONTEÚDO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS NOS ESTUDOS DA PRIMEIRA INFÂNCIA NA CRECHE
Palavras-chave:
Educação, Educação Infantil, Pesquisa em educaçãoResumo
Considera teses e dissertações da área de Educação que tratam da temática primeira infância na creche no período de 1997 a 2011. Utiliza o método Análise de Conteúdo com a finalidade de apresentar uma triangulação entre a abordagem quantitativa e qualitativa em pesquisa. Objetiva analisar aspectos como universidades, regiões, estados, agências financiadoras e o gênero dos pesquisadores, assim indicar como essa produção acadêmica tem se constituído no Brasil. Utiliza o Banco de Teses da CAPES como fonte de coleta. Para a identificação e seleção das pesquisas foram consideradas as palavras-chave creche e infância. A análise dos dados ilustra que os estudos estão concentrados na região Sudeste, nas universidades de São Paulo, são realizados por mulheres e menos da metade é financiado.Downloads
Publicado
17-01-2015
Como Citar
SILVA, Angélica Aparecida Ferreira da; MÜLLER, Fernanda. ANÁLISE DE CONTEÚDO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS NOS ESTUDOS DA PRIMEIRA INFÂNCIA NA CRECHE. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 16, n. 40, p. 174–189, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24557. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.