“SOU NASCIDA E CRIADA AQUI” SUJEITOS, LUGARES HABITADOS E ESCOLAS DO CAMPO
Palavras-chave:
Pedagogia, Educação do CampoResumo
Este texto traz reflexões produzidas no movimento de tecer os fios das concepções, princípios, saberes e fazeres da escola entrelaçados nos fios das vidas dos sujeitos que habitam esta mesma escola. Trata-se de pensar os desafios na construção do projeto educativo das escolas do campo a partir de pesquisas desenvolvidas em um município na região serrana do estado do Rio de Janeiro numa perspectiva compreensiva, considerando a vida cotidiana dos sujeitos e os lugares habitados revelada nas práticas sociais e culturais que são ao mesmo tempo plurais e singulares. Analisa as configurações das franjas do rural/urbano no âmbito do conceito de educação do campo, compreendendo-o como espaço de possibilidades da relação dos seres humanos com a produção das condições de existência social.Downloads
Publicado
03-11-2014
Como Citar
OLIVEIRA, Maria Terezinha Espinosa. “SOU NASCIDA E CRIADA AQUI” SUJEITOS, LUGARES HABITADOS E ESCOLAS DO CAMPO. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 16, n. 40, p. 118–133, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24554. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.