“ENTRE O AMOR E O ÓDIO”: NARRATIVAS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS EM PORTUGAL E NO BRASIL
Resumo
Tendo como aporte teórico-metodológico referenciais de formação de professores de natureza reflexiva crítica,delineamos um estudo com professoras brasileiras e portuguesas em grupo colaborativo de formação online através da escrita de narrativas de formação, que assumiram um formato de registro de memória e do cotidiano docente. O presente texto apresenta uma discussão de experiências de avaliação vividas enquanto alunas, tendo como fonte dados de socialização das narrativas num fórum online. A análise destas narrativas procura evidenciar as fontes de conhecimento relevantes para a construção da identidade profissional, mas também o modo como o conhecimento avaliativo é moldado por factores sociopolíticos e históricos que marcam os modos de ensinar e de ser professor no Brasil e em Portugal.Downloads
Publicado
10-09-2014
Como Citar
ANUNCIATO DE OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes; LOPES MOREIRA, Maria Alfredo. “ENTRE O AMOR E O ÓDIO”: NARRATIVAS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS EM PORTUGAL E NO BRASIL. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 15, n. 37, p. 13–28, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24418. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.